Pesquisa mostra que avaliação positiva do atual presidente caiu para 10%; números sobre a economia do País mostram pessimismo da população

Pesquisa Datafolha mostra reprovação a gestão de Michel Temer
Beto Barata/PR - 9.12.2016
Pesquisa Datafolha mostra reprovação a gestão de Michel Temer

A nova pesquisa Datafolha revela grande reprovação a gestão de Michel Temer , que só aumentou desde o mês de julho. Segundo os dados recolhidos, 51% dos brasileiros declararam que o atual governo é ruim ou péssimo, enquanto aqueles que consideram a gestão do presidente regular abaixou para 34%.

+ Delação da Odebrecht cita Temer e mais de 20 outros políticos; presidente nega 

No levantamento anterior da pesquisa  Datafolha , realizada durante a interinidade do peemidebista, reduzia-se a 31% de desaprovação e 41% de popularidade ao governante. A apuração realizada entre os dias 7 e 8 de dezembro, mostra a queda na confiança da economia, a níveis pré-impeachment, antes de novos detalhes sobre a delação da Odebretch com menção a Temer virem à tona.

A pesquisa entrevistou 8.282 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para menos ou para mais. 

Avaliação

Segundos 65% dos entrevistados, a economia do país só piorou durante o período e melhorou para 9%; já para 25%, a situação se mantém da mesma maneira. 66% acreditam que a inflação aumentará; 19% ficará do mesmo jeito e 11% preveem queda.

O crescimento no desemprego para os meses futuros é esperado por 67% dos brasileiros. Outros 16% acreditam que diminuirá e 14% acham que a situação será igual.  Quanto ao poder de compra, 59% da população opinou que irá diminuir, 20% que irá se manter da mesma maneira e 15%, que aumentará.

Sobre a situação pessoal do entrevistado,  50% acha que piorou; para 38% ficou como estava e 10% acredita que melhorou.

+ Prefeitos do Nordeste criticam Temer em sua primeira visita oficial à região

Expectativa econômica do país

O índice Datafolha de Confiança caiu de 98 pontos, pesquisa feita em julho, para 87. A recessão econômica vem se agravando e está próxima a ser a pior na história do Brasil. Para 41%, a economia irá se deteriorá, 28, acreditam em uma melhora e, 27%, que não se alterará.

Do ponto de vista pessoal, 37% aguardam melhoras na própria situação econômica, 32%, apostam em estabilidade e, 27%, em pioras.

+ Após chiadeira no Congresso, Temer adia definição sobre substituto de Geddel

Comparação com governo anterior

Para 40% dos entrevistados, a gestão do presidente é pior que o governo Dilma. Para 31%, continua igual e 21% acham que está melhor. 

Segundo o Datafolha, 65% dos brasileiros consideram Temer falso, 63%, muito inteligente e, 75%, protetor dos mais ricos. Metade da população o veem como autoritário e 58%, como desonesto. A nota média dada ao governo de Michel Temer é 3,6, em uma margem de 0 a 10.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.