Tamanho do texto

Amado e odiado, o petista foi saudado nas redes sociais por admiradores e políticos, que até criaram as hashtags #LulaEterno e #LulaDay no Twitter

Lula corre o risco de ir para a prisão e, ao mesmo tempo, é o favorito para assumir a Presidência do Brasil
Ricardo Stuckert/Instituto Lula - 2.9.16
Lula corre o risco de ir para a prisão e, ao mesmo tempo, é o favorito para assumir a Presidência do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa, nesta quinta-feira (27), 71 anos de idade. Em um momento complicado de sua carreira política , nenhuma comemoração oficial foi agendada. Mesmo assim, eleitores petistas programam uma série de homenagens.

Réu em três processos na Operação Lava Jato, Lula corre o risco de ir para a prisão por crimes relacionados à corrupção. No entanto, ao mesmo tempo, segundo pesquisas eleitorais, ele é o favorito para assumir pela terceira vez a Presidência do Brasil.

Amado e odiado, o petista foi saudado nas redes sociais por admiradores e políticos, que até criaram as hashtags #LulaEterno e #LulaDay no Twitter. A primeira está nos Trending Topics (TTs) do Twitter desde o início do dia. 

Em sua página no Facebook, Lula publicou fotos da cerimônia de posse em que assumiu a Presidência do País, em 2003, lembrando que sua eleição aconteceu exatamente no dia 27 de outubro de 2002, há 14 anos.

LEIA TAMBÉM:  Marcelo Odebrecht usava codinomes para citar Lula, afirma investigação da PF

"Não poderia haver presente de aniversário melhor para Lula. Durante os oito anos de governo, o Brasil deixou de ser um país para poucos e se tornou o país de todos. Hoje, relembramos esse dia histórico e comemoramos o aniversário do presidente que começou uma revolução social no país", diz a publicação.

Evento no Facebook

Em referência à Revolução dos Cravos, que aconteceu em 1974, em Portugal, a corrente interna do PT CNB (Construindo um Novo Brasil) criou o evento "Cravos ao Presidente" para organizar a entrega de flores no apartamento do líder petista, em São Bernardo do Campo.

A partir de uma arrecadação coletiva feita na plataforma Catarse, diversos cravos serão comprados e entregues na porta do ex-presidente, às 19h.

"Assim como nossas bravas guerreiras presentearam com flores a presidenta legítima Dilma Rousseff, desta vez, será organizado um lindo ato com cravos vermelhos que serão entregues ao eterno presidente Lula, em sua residência no dia do seu aniversário", diz a descrição do evento. "Para comemorar os 71 anos do Lula, vamos entregar #Cravos ao presidente que revolucionou o Brasil", afirma a campanha, que arrecadou R$ 1.875 doados por apoiadores.

Presentes da ONU e da militância

A página oficial do PT no Twitter publicou um vídeo de um minuto e meio em homenagem ao aniversário do ex-presidente. "Hoje é aniversário do nosso querido ex-presidente Lula e a militância nas ruas mandou seu recado!", afirma o tweet, que usa as hashtags sobre o aniversário do petista.

Nesta quarta-feira (26), uma notícia sobre Lula justifica uma maior comemoração por parte do petista: as Nações Unidas confirmaram o requerimento de seus advogados contra o juiz Sergio Moro , ao qual acusam de violar os direitos humanos do ex-mandatário em vários momentos da Lava Jato.

* Com informações da Agência Ansa.

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.