Petista é réu pela terceira vez na Lava Jato; ex-presidente é acusado de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência

Ex-presidente Lula em palestra que político é acusado pelo MPF de não ter realizado em Luanda, na África, em maio de 2014
Facebook/Reprodução - 14.10.201
Ex-presidente Lula em palestra que político é acusado pelo MPF de não ter realizado em Luanda, na África, em maio de 2014


O ex-presidente Lula postou em sua página oficial no Facebook nesta sexta-feira (14) um vídeo de uma palestra que, de acordo com ele, o Ministério Público Federal (MPF) afirma "não existir". 

LEIA MAIS: Receita Federal suspende isenção fiscal de Instituto Lula de 2011

Na última quinta-feira (13), o petista foi tornado réu pela terceira vez na Operação Lava Jato. O MPF acusa Lula de praticar os crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. 

No mesmo dia, a Receita Federal também suspendeu a isenção tributária do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) do Instituto Lula, responsável por admnistrar as palestras do ex-presidente, relativo ao ano de 2011.

LEIA MAIS: Lula se torna réu pela terceira vez na Lava Jato

Em post na sua páginal ofical do Facebook nesta sexta-feira (14), o petista postou o vídeo, ironizando a condução das investigações. "Segundo o Ministério Público Federal, essa palestra que aconteceu em 7 de maio de 2014, em Luanda, Angola, não existe", afirma. 

Irregularidades

As suspeitas de irregularidades do Instituto surgiram da constatação de que a entidade recebeu valores milionários de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, que também contrataram palestras do ex-presidente. Além disso, empresas ligadas a parentes de Lula receberam, segundo a Receita Federal, pagamentos do instituto.

Esses fatos poderiam configurar "desvio de finalidade" com a fundação utilizada para outros propósitos, como distribuição de lucros ou apoio às atividades da empresa de palestras.

Leia tudo sobre: Lula