Oposição reforçará ataques contra Dilma no Judiciário

Por Paula Pacheco - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Com situação confortável na Comissão do Impeachment, na Câmara, parlamentares apostam em ações na Justiça

Comissão de impeachment foi instalada na Câmara; deputados aproveitaram o palco para festejar
Antonio Cruz/ Agência Brasil - 17.3.16
Comissão de impeachment foi instalada na Câmara; deputados aproveitaram o palco para festejar

Com uma aparente folga de votos na Comissão do Impeachment, recém-formada na Câmara dos Deputados, a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) planeja intensificar suas ações na esfera judicial e diminuir os esforços no Congresso.

"Não precisamos tomar a linha de frente. Quem vai cobrar dos parlamentares indecisos sobre a necessidade do impeachment não somos nós, mas os brasileiros. Isso já está acontecendo e vai se intensificar conforme a votação sobre o impeachment se aproximar", avalia Antônio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara. Parte dessa pressão deverá ser feita pelos grupos pró-impedimento que têm articulado os protestos nas ruas e nas redes sociais, como o Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre (MBL).

A expectativa de Imbassahy é que a Comissão do Impeachment tenha seus trabalhos concluídos em até 30 dias. Enquanto isso, os partidos de oposição vão se concentrar no Judiciário, por exemplo, com novos recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "São tempos diferentes. A velocidade no TSE é outra. Na Câmara, a não ser que haja alguma ação do governo ou do PT na Justiça, o processo deve ser mais rápido", diz o tucano.

Se para a oposição o jogo parece ganho na Comissão do Impeachment da Câmara, para a situação o momento exige ainda mais esforços. Líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA) critica o início dos trabalhos do grupo de parlamentares que vai julgar se Dilma deve sair. "Mal começaram e já falam em convocar Lula e Dilma. Vemos a espetacularização da política, a intensificação do 'quanto pior, melhor'."

Mudança de rumo

A decisão de Dilma Rousseff de levar Lula para o governo abriu num primeiro momento uma outra frente para ataques da oposição e o consequente enfraquecimento da mandatária.

Assim que ficou mais forte da possibilidade de indicação do ex-presidente para a Casa Civil, a oposição começou a rascunhar estratégias para debilitar ainda mais o governo. Uma das primeiras possibilidades era a de fazer convocações sistemáticas de Lula nas comissão da Câmara e expô-lo a 'esqueletos' da época em que ocupava o Palácio do Planalto, conforme comentou um parlamentar tucano. Imbassahy, no entanto, descarta a convocação. "Vou desaconselhar que isso seja feito", diz.

Para Paulo Pimenta (PT-RS), ter o ex-presidente nas comissões da Casa seria positivo. "Podem convidar o Lula para onde quiserem. Para nós será bom, já que ele terá mais visibilidade e poderá explicar o que de fato está acontecendo", analisa o petista.

Veja os integrantes da Comissão do Impeachment da Câmara:

O deputado Bacelar (BA) é indicado do PTN para a comissão do impeachment.. Foto: PTN/DivulgaçãoO deputado Roberto Brito (BA) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Câmara dos DeputadosO deputado Paulo Maluf (SP) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Júlio Lopes (RJ) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Jerônimo Goergen (RS) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Aliel Machado (PR) é indicado do Rede para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados - 09.12.15O deputado Weliton Prado (MG) é indicado do PMB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/Facebook O deputado Silvio Costa (PE) é indicado do PTdoB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/Câmara dos DeputadosDeputado Chico Alencar (PSOL-RJ) diz que parlamentares de nove partidos querem saída de Cunha
. Foto: Agência CâmaraO deputado Evair de Melo (ES) é indicado do PV para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Ronaldo Fonseca (DF) é indicado do PROS para a comissão do impeachment.. Foto: ReproduçãoO deputado Eros Biondini (MG) é indicado do PROS para a comissão do impeachment.. Foto: DivulgaçãoA deputada Jandira Feghali (RJ) é indicada do PCdoB para a comissão do impeachment.. Foto: Agência CâmaraO deputado Marcelo Aro (MG) é indicado do PHS para a comissão do impeachment.. Foto: Câmara dos DeputadosO deputado Junior Marreca (MA) é indicado do PEN para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Eduardo Bolsonaro (SP) é indicado do PSC para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Marco Feliciano (SP) é indicado do PSC para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Jhonatan de Jesus (RR) é indicado do PRB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos DeputadosO deputado Vinicius Carvalho (SP) é indicado do PRB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados - 03.09.2015O deputado Luiz Carlos Busato (RS) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Jovair Arantes (GO) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados - 17.02.16O deputado Benito Gama (BA) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Elmar Nascimento (BA) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Rodrigo Maia (RJ) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Mendonça Filho (PE) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Carlos Sampaio (SP) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Paulo Abi-Ackel (MG) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasA deputada Shéridan (RR) é indicada do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Bruno Covas (SP) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.
. Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados - 24.02.16O deputado Jutahy Junior (BA) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos Públicas O deputado Nilson Leitão (MT) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Alex Manente (SP) é indicado do PPS para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Marcos Montes (MG) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Paulo Magalhães (BA) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Júlio César (PI) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Rogério Rosso (DF) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Valtenir Pereira (MT) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 28.05.15O deputado João Marcelo (MA) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados - 20.08.15O deputado Leonardo Quintão (MG) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos DeputadosO deputado Washington Reis (RJ) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Alexandra Martins/ Câmara dos Deputados - 09.05.2012 O deputado Leonardo Picciani (RJ) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil - 16.2.16O deputado Osmar Terra (RS) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 07.05.14O deputado Mauro Mariani (SC) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados - 12.11.13O deputado Lúcio Vieira Lima (BA) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lúcio Bernardo Junior/ Câmara dos Deputados - 24.04.13O deputado Fernando Franscischini (PR) é indicado do Soliedariedade para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/Facebook O deputado Paulinho da Força (SP) é indicado do Soliedariedade para a comissão do impeachment.. Foto: AbrA deputada Zenaide Maia (RN) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima / Câmara dos DeputadosO deputado Maurício Quintella (MG) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados - 09.03.16O deputado Édio Lopes (RR) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 23.02.16O deputado José Rocha (BA) é indicado do PR para a comissão do impeachment.
. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 23.02.16O deputado Danilo Forte (CE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Valter Campanato/ABrO deputado Tadeu Alencar (CE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 24.02.15O deputado Fernando Coelho Filho (PE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados - 11.02.15O deputado Bebeto (BA) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados - 17.03.16O deputado Flavio Nogueira (PI) é indicado do PDT para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Weverton Rocha (MA) é indicado do PDT para a comissão do impeachment. Foto: ReproduçãoDeputado  Wadih Damous (RJ) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil - 06.11.15Deputado Vicente Candido (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 16.03.16Deputado Paulo Teixeira (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Arquivo/Renato AraújoDeputado José Mentor (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: DivulgaçãoDeputado Henrique Fontana (RS) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil - 17.03.16Deputado Arlindo Chinaglia (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados - 31.01.15Deputado Pepe Vargas (RS) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Miguel Ângelo/ CNI - 16.09.15Deputado José Geraldo (PA) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Charles Sholl/Futura Press - 10.12.15


Leia tudo sobre: impeachmentDIlma RousseffoposiçãoPTsituaçãoPSDBSupremoSTF

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas