Delcídio tem pronta carta de desfiliação do PT

Por Estadão Conteúdo |

compartilhe

Tamanho do texto

Senador estaria esperando apenas seu acordo de delação premiada ser homologado pelo STF para pedir desligamento

Estadão Conteúdo

Delcídio do Amaral mencionou em sua delação premiada Dilma Rousseff e ex-presidente Lula
Charles Sholl/Futura Press - 09.07.15
Delcídio do Amaral mencionou em sua delação premiada Dilma Rousseff e ex-presidente Lula

Ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral já se prepara para se desfiliar do PT. O senador, suspenso da legenda desde o ano passado quando foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, espera apenas seu acordo de delação premiada ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para entregar a carta ao partido. 

A "carta" está pronta e seria sucinta – só tem uma linha em que comunica a desfiliação e dá cordiais saudações. A decisão do Supremo, na pessoa de Teori Zavascki, é esperada para a próxima segunda-feira (14).

O político decidiu contar o que sabe à Justiça e, segundo reportagem da revista "IstoÉ", acusou a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula de atuarem para prejudicar as investigações da operação. O parlamentar também afirmou que Dilma tinha conhecimento das polêmicas cláusulas na compra da refinaria de Pasadena, em 2006. Dilma rechaçou as acusações e disse que o senador tentou atingi-la por "vingança".

Delcídio também mencionou em sua delação o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e cinco nomes da cúpula do PMDB no Senado: Renan Calheiros (AL), Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e Jader Barbalho (PA). Ao todo, a delação do parlamentar tem 400 páginas.

Único parlamentar que já foi filiado ao PSDB e ao PT, Delcídio do Amaral foi preso em 25 de novembro de 2015 por determinação do STF após ser flagrado em conversas com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, em que tentava obstruir as investigações da Lava Jato.

Leia tudo sobre: políticaoperação lava jatodelcídio do amaralPT

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas