Dancinha anti-Dilma ganha tutorial e vira piada nas redes sociais; assista

Por Milena Carvalho - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Movimento Consciência Patriótica, do Ceará, ganha apoiadores e críticos ao ensinar em vídeo a coreografia inspirada no pedido de impeachment de Dilma Rousseff

Manifestantes vão às ruas no próximo domingo (13) para pedir o impeachment de Dilma Rousseff
Leonardo Benassatto/Futura Press - 17.2.16
Manifestantes vão às ruas no próximo domingo (13) para pedir o impeachment de Dilma Rousseff

Mãos para a direita, mãos para a esquerda. Braço para lá, braço para cá. Aos pulos, jogue a mão para o alto e para baixo e depois se movimente para a direita e esquerda com os braços esticados. É assim que começa a coreografia da “música do impeachment”, batizada de “Seja Patriota” pelo movimento anti-governo Consciência Patriótica. A dancinha, que começou a ser feita manifestações de 2015, ganhou um tutorial nesta semana e viralizou nas redes sociais.

O vídeo, divulgado na terça-feira (8) na página do Facebook do grupo, já foi visto mais de 100 mil vezes e divide opiniões. Quem pede o afastamento da presidente Dilma Rousseff apoia a forma inusitada de manifestação. Mas há muitos que viram a gravação como piada e dizem que essa forma de protesto não pode ser encarada com seriedade. "Tá vendo? Foram adiar o fim do mundo de 2012 para 2020, agora a gente tem que aguentar essas aberrações", criticou um dos internautas.

Diego Rebouças, de 31 anos, porta-voz do Consciência Patriótica, diz ao iG que a música – uma mistura de axé music e sertanejo – foi criada em agosto do ano passado especialmente para uma manifestação contra o governo em Fortaleza. O estudante de comunicação conta que, naquele dia, jovens participantes do ato decidiram inovar em uns passos e daí surgiu a ideia de montar uma coreografia.

“[A dança] surgiu de uma maneira natural e criativa para chamar a atenção das pessoas, de chamar gente para as ruas. Foi uma forma de agregar mais ainda aqueles que já estavam unidos”, afirma. O porta-voz, que não liga para a enxurrada de críticas, classifica a música como "o hino das manifestações". "Quase todos os Estados utilizam. Recebemos muitos pedidos para que ensinássemos a dança, por isso fizemos o tutorial."

A música faz ataques a Dilma Rousseff, ao ex-presidente Lula e ao PT. Além disso, chama os brasileiros para protestar contra o governo. "Seja patriota, vem lutar por tua nação./ Patriota verdadeiro vem para manifestação./ Veste verde e amarelo com determinação para livrar nosso país dessa corrupção", diz um trecho da letra.

Veja no vídeo abaixo a coreografia da música criada pelo movimento:


No próximo domingo (13), manifestantes anti-Dilma irão às ruas a favor do impeachment. Fortaleza também terá protestos. "A gente vai aproveitar esse momento para informar quem está lá, para que conheçam as causas e o motivo da indignação, porque nem todo mundo sabe", explica.

Rebouças votou em Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014. Ele diz, no entanto, que não apoia nenhum partido. "Sou contra PT, PSDB, PMDB. Sou contra a corrupção. Mas a gente tem de atirar no partido que está no centro", argumenta. "Só votei nele [Aécio] porque eram os dois que estavam no páreo. Não ia votar em branco. Qualquer candidato de qualquer legenda que assumir e não fizer seu trabalho, eu vou pedir impeachment", brada. 

Leia tudo sobre: políticaimpeachmentdilma rousseffgoverno

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas