PT e PCdoB pedem ao ministro da Justiça investigação das denúncias contra FHC

Por Agência Câmara |

compartilhe

Tamanho do texto

Partidos encaminharam pedido de investigação contra o ex-presidente da República a José Eduardo Cardozo nesta terça

Agência Câmara

Jornalista afirmou que FHC teria usado empresa para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006
Agência Brasil
Jornalista afirmou que FHC teria usado empresa para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006

Deputados do PT e do PCdoB pediram, nesta terça-feira (23), ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abertura de investigação sobre as denúncias da jornalista Miriam Dutra contra o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardozo. Miriam afirmou que o ex-presidente teria usado a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006.

Segundo o líder do PT, deputado Afonso Florence, as revelações configuram possíveis crimes de evasão de divisa, de corrupção passiva e contra a ordem tributária. O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) disse que o encontro com o ministro visa garantir “medidas cabíveis diante de denúncias gravíssimas”.

Segundo os deputados, o ministro José Eduardo Cardozo afirmou que vai encaminhar o pedido ao diretor geral da Polícia Federal para decidir qual a superintendência do órgão conduzirá as investigações: se a de São Paulo, onde FHC mora, ou a de Brasília, devido às denúncias se referirem ao período em que Fernando Henrique era presidente da República. “Queremos impedir uma investigação seletiva e garantir uma apuração irrestrita e completa”, disse Rubens Pereira Júnior.

Afonso Florence declarou que o pedido de investigação contra FHC não tem relação direta com a decisão dos partidos de oposição de criar um comitê pró-impeachment da presidente Dilma. “Em vez de fazer condenação prévia e espectacularização da vida privada, preferimos apresentar uma peça consistente ao Ministério da Justiça”.

Leia tudo sobre: PTpcdobFHCpolíticajosé eduardo cardozo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas