Filho de Alckmin morto em acidente já foi alvo de três ações criminosas em SP

Por iG São Paulo | - Atualizada às

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Thomaz Rodrigues Alckmin, 31 anos e caçula do governador, era uma das cinco vítimas fatais do helicóptero que caiu na tarde desta quinta, em Carapicuíba, na Grande São Paulo

Thomaz Alckmin (à esquerda), ao lado dos irmãos Sophia e Geraldo
Reprodução/Facebook
Thomaz Alckmin (à esquerda), ao lado dos irmãos Sophia e Geraldo

Uma das cinco vítimas fatais da queda de um helicóptero em Carapicuíba, na tarde desta quinta-feira, Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, era o filho mais jovem de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. Formado em Adminstração de Empresas, ele também atuava como piloto de aeronaves. Casado com a arquiteta Thais Fantato. deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra nascida há cerca de um mês.

Leia também: Thomaz Alckmin estava como copiloto no momento do acidente

Por ser filho do governador do Estado, Thomaz contava com proteção diferenciada, o que já o livrou de ações criminosas. Em 2002, dois seguranças foram abordados enquanto o aguardavam em frente à casa da namorada, na Vila Mariana, bairro da Zona Sul de São Paulo. Os bandidos tentaram furtar o carro onde os vigilantes estavam, e um deles, soldado da PM (Policia Militar), morreu na ação. Thomaz não se feriu.

Em 2004, o filho de Alckmin foi abordado por bandidos que queriam furtar sua moto na Marginal Pinheiros, próximo ao Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste. Como estava sem seguranças na ocasião, não reagiu e deixou que levassem o veículo.

Relembre acidentes aéreos que mudaram a história da aviação:

Em 1956, aeronave da Trans World Airlines colidiu no ar com outra da United Airlines sobre o Grand Canyon, matando todas as 128 pessoas a bordo em ambos os aviões. O acidente levou a criação da Federal Aviation Administration (FAA). Foto: Reprodução/YoutubeEm 1986, o controle de tráfego aéreo dava pouca importância aos pequenos aviões. Até um Piper colidir com um Aeromexico DC-9 e deixar 72 mortos. Depois disso, voos privados instalaram dispositivos eletrônicos que transmitiam informações ao solo. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1998, pilotos de um McDonnell Douglas MD-11 sentiram cheiro de fumaça na cabine antes de o avião cair no Atlântico ao largo da costa leste do Canadá. Investigadores acreditam que o fogo se espalhou por causa da fuzilagem inflamável. Depois disso, materiais resistentes ao fogo foram encomendados. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1985, um voo da Delta rumo a Dallas foi derrubado por ventos violentos que deixaram 137 mortos. Um esforço de pesquisa de sete anos entre a NASA e a FAA resultou em um equipamento mais eficaz para detectar e controlar o problema. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1996, Boeing 747 da TWA rumo a Paris decolou de NY e depois, explodiu no ar. A investigação concluiu que problemas em um tanque de combustível levou ao acidente e as 230 mortes. Então, a FAA promoveu mudanças que diminuiriam a chance de faíscas na fiação. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1994, uma válvula do sistema de um Boeing 737 emperrou enquanto avião se aproximava de Pittsburgh e derrubou a aeronave. Depois disso, boeings foram equipados com serviços de sobrevivência. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1988, fuselagem explodiu voo da Aloha Airlines no curto trajeto entre Hilo e Honolulu. O acidente levou a FAA a aumentar a inspeção e manutenção dos voos. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1983, voo da Air Canada rumo a Toronto a partir de Dallas desenvolveu um incêndio em um dos banheiros. Em meio a fumaça pesada, o piloto fez um pouso de emergência em Cincinnati, mas não conseguiu evitar 23 mortes. Como resultado, detectores de fumaça e extintores automáticos de incêndio se tornaram obrigatórios. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1996, um ValuJet caiu no Everglades, Flórida, depois de um incêndio gerado na carga. Ele matou todas as 110 pessoas a bordo. Depois da tragédia, detectores de fumaça e extintores automáticos de incêndio se tornaram obrigatórios em porões de carga dos voos comerciais. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1978, a United DC-8 circulou Portland, Oregon enquanto tentavam resolver um problema do trem de pouso. O avião ficou sem combustível e caiu. O acidente mudou procedimentos de treinamento cockpit e enfatizou o trabalho em equipe e comunicação. Foto: Reprodução/Youtube


Em fevereiro do ano passado, Thomaz estava com a filha Isabella, na época com 9 anos, no bairro do Morumbi, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, quando foi fechado por um veículo com quatro homens armados. Os seguranças o seguiam e, ao presenciarem a ação, deram voz de prisão aos bandidos. Houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.

No início de 2015, Thomaz virou notícia em Punta del Este, no litoral do Uruguai. Segundo o jornal "U Notícias", ele e um amigo foram detidos por arrumar briga com seguranças numa pista de boliche.

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