A manifestação, que começou às 11h, reuniu cerca de 40 mil pessoas; espelho d'água do Congresso foi invadido

Manifestantes se concentram em Brasília a espera do protesto em defesa do afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo
CHARLES SHOLL/FUTURA PRESS
Manifestantes se concentram em Brasília a espera do protesto em defesa do afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo




A concentração de manifestantes em Brasília pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff teve início por volta das 8h deste domingo (15), em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas participaram em algum momento do percursso, que tinha como ponto final o Congresso Nacional. Foi a maior participação entre as cidades que fizeram atos no período do domingo.

Os manifestantes, seguidos por carro de som, cantaram gritos de guerra como "Olê, Olê, Olá. Fora Dilma". A maior parte dos opositores vestiu camisas amarelas.

Entre palavras de ordem contra o governo, contra o PT e contra a corrupção, os manifestantes também cantaram o Hino Nacional enquanto aguardavam o início da passeata. Uma das faixas deu os parabéns à Polícia Federal pela investigação do suposto esquema de corrupção instalado na Petrobras, a Operação Lava Jato. Algumas pessoas também estão batendo em panelas com colheres. 

A Polícia Federal montou um cerco em volta de todo o Congresso e fechou o acesso à Praça dos Três Poderes. A intenção é impedir que o público entre no local. O Batalhão de Choque também montou uma parede na rampa do Congresso. Para garantir a segurança foram destacados 1,6 mil policiais. No início da concentração, oficiais revistaram bolsas e mochilas de opositores. 

Apesar do policiamento, parte dos manifestantes entrou no espelho d'água em frente ao Congresso com uma bandeira do Brasil gigante e gritando "nossa bandeira jamais será vermelha", referindo-se a cor do PT.

Um grupo, mesmo depois da disperção, voltou ao espelho d'água e jogo flores brancas, que também foram entregues aos policiais militares. Segundo os organizadores, o ato ocorreu em sinal de paz.

Antes do esvaziamento da manifestação, os organizadores pediram que os manifestantes estejam prontos para novas convocações.

O movimento em Brasília é encabeçado pelo movimento Vem Pra Rua .

Manifestantes se concentram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília:


    Leia tudo sobre: impeachment
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.