Battisti consegue habeas corpus e é libertado em São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ativista italiano havia sido preso após a Justiça Federal determinar a sua deportação

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu no final da noite desta quinta-feira (12) um habeas corpus ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado em seu país por quatro assassinatos cometidos entre 1977 e 1979 e que nesta quinta-feira (12) foi detido pela Polícia Federal.

TRF-1 concede habeas corpus ao ex-ativista italiano Cesare Battisti
EBC/Reprodução
TRF-1 concede habeas corpus ao ex-ativista italiano Cesare Battisti


A Justiça concedeu, em caráter preliminar, o habeas corpus solicitado pela defesa de Battisti, depois que o italiano foi detido nesta quinta-feira (12) pelas autoridades em "cumprimento de uma ordem de prisão administrativa para fins de deportação".

Leia mais: Defesa de Battisti diz que entrará com recurso ainda nesta quinta

De acordo com o canal Globonews, o ex-ativista deixou a Superintendência Regional da Polícia Federal de São Paulo, para onde foi levado nesta tarde, pouco antes do início da madrugada desta sexta-feira (13). Na saída, ele não falou com os jornalistas e entrou em um táxi. Segundo seu advogado, Igor Sant'Anna Tamasauskas, Battisti foi deixado em casa por volta de 1h10 desta sexta e está satisfeito com a decisão.

“Basicamente, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região compreendeu que a decisão da juíza de primeiro grau estava subvertendo a ordem jurídica, na medida em que ela estava passando por cima da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Presidência da República quando determinou a permanência do senhor Cesare Battisti aqui no Brasil”, disse Tamasauskas.

O advogado disse que irá à Corregedoria do TRF e do Conselho Nacional da Justiça por considerar que a decisão da juíza "foi uma violação grave aos deveres do magistrado".

Leia tudo sobre: Cesare Battistihabeas corpusjustiçaadvogadoativista

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas