Governador do Rio Grande do Norte anuncia Programa Ronda Cidadã

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Segurança é prioridade para o governador Robinson Faria; Natal é a cidade que registrou o maior crescimento no número de homicídios entre 2002 e 2012

Agência Brasil

O novo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e o vice, Fábio Dantas, tomaram posse no início da noite de hoje (1º) no Centro de Convenções de Natal. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Ricardo Motta.

Robinson Faria foi eleito governador do Rio Grande do Norte com 54,42% dos votos
Facebook/Robinson Faria
Robinson Faria foi eleito governador do Rio Grande do Norte com 54,42% dos votos

Em seu discurso de posse, Faria reforçou propostas apresentadas durante as eleições, sobretudo nas áreas de segurança pública, saúde e educação. O novo governador prometeu criar o Programa Ronda Cidadã, que será inspirado em modelos de polícia comunitária. Além disso, ele defendeu revisão no estatuto da Polícia Militar, humanização da tropa e valorização profissional.

O tema da segurança pública foi um dos mais debatidos durante as eleições deste ano. A situação no estado é preocupante. Segundo o Mapa da Violência deste ano, a cidade de Natal foi a que teve maior crescimento no número de homicídios entre os anos 2002 e 2012. A taxa saltou de 13,9 para 55,8 homicídios por 100 mil habitantes.

O governo também vai “cobrar das polícias, após cuidar dos seus direitos legítimos, o retorno do seu trabalho e entusiasmo na proteção à sociedade. Essa proteção é um direito inarredável do cidadão comum. Haverá, por parte do governo, uma cobrança diária e exigência hierárquica desse trabalho, que é dever do poder público”, destacou.

Compromissos na área da educação também foram reforçados. O principal deles é a erradicação do analfabetismo no estado. Além disso, o governador defendeu a implantação efetiva do Plano Nacional de Educação, a participação de pais na gestão escolar e anunciou a criação de um Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) estadual, programa de formação técnica que atualmente existe em âmbito federal.

Robinson Faria disse que, assim como a educação, a área da saúde está sucateada. Para enfrentar o problema, ele prometeu recuperar os 25 hospitais regionais do Rio Grande do Norte e criar centros de diagnósticos. “É urgente retirar dos corredores a condição degradante de enfermarias da vergonha. Valorizar e apoiar os servidores da saúde, em todos os seus níveis”, disse.

Faria enfrentou o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). No primeiro turno, Henrique Alves ficou com 47,3% e Robinson Faria com 42% dos votos válidos. No segundo, Faria virou o jogo e venceu com 54,4% dos votos válidos no estado.

Atual vice-governador do estado, Farias seguiu do Centro de Convenções para o Palácio Potengi, prédio histórico onde hoje funciona a Pinacoteca do Estado. Ele participa agora da solenidade de transmissão de cargo. A então governadora Rosalba Ciarlini (DEM), com quem Faria rompeu com oito meses de governo em 2011, também está presente na cerimônia.

Robinson Faria, 55, é advogado, empresário e pai do deputado federal Fábio Faria, vice-presidente da Câmara. Ele foi deputado estadual por seis mandatos, foi presidente da Assembleia Legislativa de 2003 a 2010, quando então integrou a chapa ao governo que saiu vitoriosa nas eleições.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas