Coutinho assume governo da Paraíba e cria Conselho Estadual de Transparência

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Governador afirma que o conselho deverá atuar em conjunto com o Tribunal de Contas e o Ministério Público

Agência Brasil

As solenidades de recondução de Ricardo Coutinho (PSB) ao cargo de governador da Paraíba tiveram início na manhã desta quinta-feira (1º) com a celebração de um ato ecumênico no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. À tarde, ele foi empossado na Praça do Povo e, em seguida, foi reconduzido ao cargo no Palácio da Redenção, sede do governo paraibano. Ele terá como vice a médica Lígia Feliciano, do PDT.

Em seu discurso, Coutinho destacou os feitos de sua primeira gestão no governo estadual
Agência Brasil
Em seu discurso, Coutinho destacou os feitos de sua primeira gestão no governo estadual

Em seu discurso, Coutinho destacou os feitos de sua primeira gestão no governo estadual. Ele iniciou falando sobre o programa que abriu aos paraibanos a possibilidade de participar da definição dos gastos do Orçamento. “[Tivemos] a participação de mais de 140 mil pessoas, em dezenas de audiências regionais, surgiriam investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, aplicadas nas cerca de 700 obras e ações demandadas”, ressaltou.

Durante o ato de posse, o governador anunciou a criação do Conselho Estadual de Transparência. “A informação é o grande instrumento de organização de uma sociedade e que esta sociedade, mais que fiscalizar, também precisa ser corresponsável pelos avanços e recuos ocorridos na esfera pública e coletiva”, declarou. Ele avalia que esse será mais um instrumento de fiscalização do Estado que deverá atuar em conjunto com o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

Coutinho foi eleito em segundo turno com 52,61% dos votos válidos. A disputa foi contra Cássio Cunha Lima, do PSDB, que obteve 47,39% dos votos válidos. No primeiro turno, a disputa foi acirrada e o adversário dele ficou a frente com uma pequena diferença. Lima teve 47,4% e Coutinho 46%.

Formado em farmácia, Ricardo Coutinho, 53 anos, atuou no movimento estudantil e começou a carreira política como vereador de João Pessoa (PB) em 1993. Foi deputado estadual entre 1999 e 2004. Foi prefeito da capital paraibana por duas vezes, entre 2004 e 2010, quando renunciou para disputar o governo do estado. É presidente estadual do PSB.


Leia tudo sobre: paraíbapossericardo coutinho

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas