"A Bahia deve ser a locomotiva para levar justiça social ao Nordeste"

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Rui Costa (PT), novo governador da Bahia, disse que pretende conversar com representantes de diferentes religiões para encontrar soluções para o problema de drogas entre jovens

Agência Brasil

A cerimônia de posse do novo governador baiano, Rui Costa (PT), ocorreu na Assembleia Legislativa, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Paralela, em Salvador. Recebido pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Marcelo Nilo (PDT), e por uma comissão de parlamentares estaduais, ele se dirigiu ao plenário, onde assinou o termo de posse e prestou juramento à Constituição.

Rui Costa, novo governador da Bahia, pretende dialogar com diferentes religiões para combater o consumo de drogas entre os jovens
Mateus Pereira/GOVBA
Rui Costa, novo governador da Bahia, pretende dialogar com diferentes religiões para combater o consumo de drogas entre os jovens


Depois de empossado, em discurso para o plenário e galerias lotadas de convidados para a cerimônia, Rui Costa prometeu ampliar a ação coordenada entre os órgãos públicos. Também disse que “a Bahia deve ser a locomotiva para levar justiça social ao Nordeste”, dando sequência ao trabalho iniciado pelo ex-governador Jaques Wagner, “que tirou 2,4 milhões de pessoas da pobreza”.

Ao deixar a Assembleia Legislativa, o novo governador passou em revista a tropa da Polícia Militar da Bahia e seguiu para a sede do Executivo estadual, também no Centro Administrativo. Lá, foi recebido por seu antecessor, Jaques Wagner (PT), e os dois se dirigiram a uma tenda, onde ocorreu a transmissão do cargo.

Muito emocionado, Jaques Wagner, que vai assumir o Ministério da Defesa, agradeceu a confiança do povo baiano, que elegeu seu sucessor. “Hoje é o dia de olhar para a frente. Nós sabemos como é complexo dirigir um Estado como a Bahia, com 15 milhões de baianos e muita injustiça social. Rui terá muito trabalho pela frente. Hoje entrego para Rui, João Leão [vice], Aline [Peixoto, primeira-dama] e seus secretários algo que a gente fez com muito carinho, cuidando da nossa gente, da nossa economia, oxigenando a nossa democracia”.

Rui Costa lembrou sua trajetória como sindicalista ao lado de Wagner, e se comprometeu a dar continuidade às conquistas sociais. “Esses oito anos [do governo Jaques Wagner] foi muito superior a quaisquer outros oito anos na história da Bahia. Não tinha dúvida de que iria ganhar, vendo o que melhorou na vida do baiano. Não aceitaria concorrer se tivesse qualquer dúvida sobre o projeto de governo. Tive convicção de que estava preparado, com esses anos de convivência com o governador Jaques Wagner”.

O governador disse também que vai conversar com representantes de todas as religiões para firmar parcerias de trabalho social “para enfrentar o problema das drogas, da dependência química, dos valores humanos”. Ele também prometeu manter diálogo com os movimentos sociais. “Vai ser um governo de correria, vamos dialogar, andando e fazendo as coisas acontecerem”, ressaltou.

Após a cerimônia de transmissão de cargo, Rui Costa deu posse ao seu secretariado. Wagner e Costa seguem para Brasília, onde acompanham a posse da presidenta Dilma Rousseff.

O novo governador da Bahia foi eleito no primeiro turno do pleito deste ano, com 54,53% dos votos válidos, contra 37,39% de seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM). Nascido em 1963, em Salvador, Rui Costa é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e foi um dos fundadores do PT no estado.

Em 2000, elegeu-se vereador pelo município de Salvador, sendo reeleito em 2004, com a maior votação da bancada petista. Em 2007, a convite do governador Jaques Wagner, assumiu a Secretaria das Relações Institucionais, onde permaneceu até 2010, quando elegeu-se deputado federal.

Em 2012, novamente convidado pelo governador Wagner, então em seu segundo mandato, passou a chefiar a Casa Civil do Executivo baiano.

Leia tudo sobre: Rui CostagovernadorBahiaPT

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas