Ex-prefeito de São Paulo, Kassab assume pasta das Cidades

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Kassab é presidente do Partido Social Democrático (PSD), partido fundado por ele em 2011

Agência Brasil

ig
Ex-prefeito de São Paulo é novo ministro das Cidades

Economista, engenheiro civil e empresário, Gilberto Kassab foi duas vezes prefeito de São Paulo, entre 2006 e 2012. Ele assumiu a prefeitura da capital paulista pela primeira vez após a renúncia de José Serra, de quem era vice-prefeito, quando este deixou o cargo para se candidatar ao governo do estado.

Graduado engenheiro civil pela Escola Politécnicda da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Kassab também cursou introdução à ciência política na Universidade de Brasília (UnB) em 1980. Deputado federal por duas legislaturas (1999-2003 e 2203-2007), renunciou em 1º de janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prfeito em São Paulo.

Veja fotos dos ministros nomeados por Dilma:

Cid Gomes (PROS) é o novo ministro da Educação. Foto: Agência BrasilKátia Abreu (PMDB) foi confirmada no Ministério da Agricultura. Foto: Agência SenadoO ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab comandará o Ministério das Cidades. Foto: igAldo Rebelo será o ministro da Ciência e Tecnologia. Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaJacques Wagner comandará a pasta da Defesa. Foto: tvigHelder Barbalho chefiará o ministério da Pesca. Foto: Igor Mota/Futura PressRicardo Berzoini é ministro das Secretaria de Relações Institucionais . Foto: Allan Sampaio/iG Brasília Eliseu Padilha será o novo ministro da Aviação Civil. Foto: DivulgaçãoVinicius Lages é ministro do Turismo. Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaValdir Simão ficará no comando da Controladoria Geral da União. Foto: DivulgaçãoNilma Lino Gomes cuidará da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Foto: Agencia Brasil/reproduçãoGeorge Hilton foi confirmado para o ministério do Esporte. Foto: DOUGLAS GOMES/DIVULGAÇÃOEduardo Braga comandará o Ministério de Minas e Energia. Foto: Edmar Barros/Futura Press


Kassab iniciou a vida política aos 25 anos, participando do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo. Em 1989, participou da campanha presidencial de Guilherme Afif Domingos e, em 1992, foi eleito vereador pelo extinto PL. Filiou-se ao PFL (atual DEM) em 1995, alcançando a vice-presidência do partido em São Paulo em 1996 e a presidência em 2007.

Em março de 2011, Gilberto Kassab fundou, com dissidentes de diversos partidos, entre eles DEM, PSDB e PPS, o Partido Social Democrático (PSD), cuja legalização ocorreria em 27 de setembro do mesmo. Ele é presidente nacional da legenda.

Leia tudo sobre: gilberto kassab

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas