Presidente do TSE citou também a aquisição de kits biométricos para a próxima etapa de cadastramento dos eleitores e a capacitação de 29 mil mesários

Agência Brasil

Dias Toffoli
STF / Divulgação
Dias Toffoli

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, fez nesta sexta-feira (19) um balanço do trabalho do tribunal em 2014 e destacou a atuação durante as eleições de outubro. Toffoli citou o trabalho conjunto com os ministérios da Justiça e da Defesa na segurança do processo eleitoral.

“As eleições de 2014 tiveram o resultado esperado, com sucesso garantindo, a transparência e o direito ao voto de toda a população brasileira”, disse. Segundo Toffoli, o Brasil tem hoje um sistema eleitoral aparelhado para, além da eleição ordinária, realizar, no mesmo dia, outros tipos de consulta.

O presidente do TSE citou também a aquisição de kits biométricos para a próxima etapa de cadastramento dos eleitores e a capacitação de 29 mil mesários para o pleito deste ano.

Dias Toffoli apresentou dados sobre as sessões realizadas pelo TSE em 2014. Foram 154 sessões entre as ordinárias, extraordinárias e solenes. No plenário, foram julgados 3.807 processos e proferidas 2.193 decisões monocráticas que são as decisões individuais de ministros. Ao longo do ano, foram distribuídos aos ministros 7.320 processos, sendo julgados 7.952.

Em relação à parte orçamentária a Justiça Eleitoral atingiu 97% de execução orçamentária em 2014. Segundo Dias Toffoli, houve economia de R$ 50 milhões na contratação de pessoal de apoio às eleições com a descentralização de licitação. Antes, a licitação para essas contratações era centralizada no TSE para distribuição aos Tribunas Regionais Eleitorais (TREs).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.