Lava Jato: juiz federal aceita denuncia contra nove dos acusados de desvios

Por iG São Paulo * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra 36 pessoas por envolvimento em esquema de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro

Um dia depois de o Ministério Público Federal (MPF) ter apresentado denúncia contra 36 pessoas investigadas por envolvimento em esquema de desvios de dinheiro na Petrobras, o juiz Sérgio Moro acatou nove dos nomes, nesta sexta-feira (12).

Gil Ferreira/Agência CNJ/Divulgação
O juiz federal Sérgio Moro: ainda há outros 27 denunciados que podem se tornar réus em ação

Entre os denunciados aceitos pelo juiz, conhecido como o caçador de corruptos, estão alguns executivos de grandes empreiteiras. São eles: o doleiro Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa (ex-diretor de abastecimento da Petrobras), Waldomiro de Oliveira, Carlos Alberto Pereira da Costa, Enivaldo Quadrado, Gerson de Mello Almada, Carlos Eduardo Strauch Albero, Newton Prado Júnior e Luiz Roberto Pereira.

Leia mais:
Ministério Público denuncia 36 pessoas investigadas na Operação Lava Jato

Com a decisão, os investigados se tornam automaticamente réus na ação penal analisada pela Justiça como consequência da Operação Lava Jato, que já constatou o desvio de ao menos R$ 300 milhões da Petrobras por meio de pagamento de propinas e contratos fraudulentos. O MPF pede indenização mínima à União de R$ 1 bilhão por parte dos acusados.

Leia também:
Operação Lava Jato centra fogo no elo partidário da propina
Executivo confirma pela primeira vez pagamento de propina ao PT
CGU vai instaurar processo contra empresas investigadas na Operação Lava Jato

Em seu despacho, o juiz afirmou ainda que há indícios de que os acusados também cometeram os crimes de formação de cartel, frustração à licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, evasão fraudulenta de divisas, uso de documento falso e sonegação de tributos federais.

Ainda há outros 27 denunciados, em sua maioria ligados a empreiteiras, para terem suas denúncias aceitas pela Justiça. 

* Com Agência Brasil

Leia tudo sobre: operação lava jato

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas