Rede social acolheu 3 milhões de mensagens relacionadas à eleição presidencial no Brasil, 400 mil a mais do que no 1º turno

BBC

Minutos após o discurso de Dilma Rousseff (PT) como presidente reeleita do País, quatro dos dez assuntos mais comentados no Twitter em todo o planeta se referiam às eleições brasileiras.

Destino preferido de Lobão escolhido pelos twitteiros foi Cuba
Divulgação
Destino preferido de Lobão escolhido pelos twitteiros foi Cuba

Leia mais:  Aécio fez ‘aposta arriscada’ no antipetismo

PMDB pretende endurecer a relação com o governo

Aécio ganha força, mas agora será alvo da disputa interna no PSDB

Reeleição de Dilma gera nova onda de preconceito nas redes sociais

Presidente do TSE condena manifestações preconceituosas após as eleições


O ranking trazia, em primeiro lugar, a hashtag "#RIPBrasil" (a sigla significa "rest in peace", ou "descanse em paz"). Os principais comentários eram de eleitores de Aécio Neves (PSDB) frustrados com a derrota por menos de 2 pontos percentuais.

Veja memes da vitória de Dilma na eleição presidencial:


"#SouDoNordesteMesmoEComOrgulho" estava no terceiro lugar da lista, e "#DilmaNovamente", no quarto.

Em sexto lugar, uma ironia: "Tchau Lobão", em referência ao cantor, que declarou que sairia do país caso a petista fosse reeleita.

Polarização

Segundo a rede social, entre meia noite e 21 horas do domingo eleitoral foram publicadas 3 milhões de mensagens relacionadas às eleições - 400 mil a mais do que no primeiro turno.

A polarização entre Nordeste e Sudeste voltou a aparecer com intensidade semelhante à registrada na primeira etapa da disputa. Durante a contagem dos votos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além de "SouDoNordesteMesmoEComOrgulho", o tópico "RJ e MG" chegou ao topo dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro.

Os internautas se referiam à vitória da petista nos dois estados do Sudeste. Além de Minas e Rio, Dilma Rousseff venceu em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraiba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Amapá, Paraíba, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Já Aécio ganhou em São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Ainda assim, memes criados por anônimos mostravam mapas do Brasil sem as regiões Norte e Nordeste. Como resposta, outros usuários relacionavam imagens de Tiririca, um dos deputados federais mais votados de São Paulo, ao eleitorado paulistano.

Tchau, Lobão

As piadas com o músico Lobão foram as que mais geraram memes na rede.

"Se é para o bem dos bons e desespero total do PT, diga ao povo que fico", escreveu o cantor, como resposta às piadas, que chegaram a colocar seu nome como o terceiro assunto mais comentado na rede.

"Dilma está reeleita, grande tragédia para o Brasil. Agora estamos mais fortes, mais articulados e mais numerosos. Nasce uma verdadeira oposição no Brasil e ninguém arredará pé daqui. Esse País também é nosso e ficaremos firmes e fortes para lutar por ele. Vamos em frente", completou o músico.

No Facebook, internautas criaram o evento "Festa de despedida do Lobão", que reuniu 157 mil pessoas. Numa enquete criada dentro da página, os usuários da rede social foram convidados a votar em qual deveria ser o novo país do músico.

O campeão de votos foi Cuba.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.