Depois de quatro vezes deputado federal, governador de Minas e senador, político busca a Presidência da República

Aécio Neves disputa pela primeira vez o cargo de Presidente da República e enfrenta Dilma Rousseff nas urnas neste domingo, no segundo turno. O candidato do PSDB nasceu em Belo Horizonte, no dia 10 de março de 1960, em uma família de políticos. Tancredo Neves, um de seus avôs, seria eleito Presidente do Brasil em 1985. Tristão Cunha, outro avô, foi signatátio do Manifesto dos Mineiros, documento político contra a ditadura. Aécio é filho de Aécio Ferreira Cunha, ex-deputado federal.

Veja imagens de Aécio Neves: 


Família:

Aos 23 anos, filha de Aécio estreia na política, mas ainda evita holofotes

Ex-modelo e mulher de Aécio Neves, Letícia Weber: "Não sou uma pessoa pública"

Depois de passar a infância em Minas Gerais, nas cidades de Claudio e São João Del Rei, Aécio se mudou para o Rio de Janeiro. Voltou aos 21 anos para acompanhar Tancredo na campanha do governo do Estado e ali começou a carreira na política. 

Formado em economia, Aécio esteve ao lado do avô também na corrida presidencial de 1984. Tancredo venceu as eleições, pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas morreu antes de tomar posse. 

A perda do avô não abalou a carreira do jovem Aécio Neves. Em 1986 foi eleito deputado federal e ficou quatro mandatos no cargo. Foi presidente da Câmara. Em 2002, tornou-se governador de Minas Gerais, reeleito em 2006. Já em 2010, conseguiu uma vaga no senado. Neste ano, em junho, foi escolhido pelo PSDB para concorrer à Presidência da República. 

Fora da política, Aécio é conhecido pelos romances com belas mulheres. Ele se casou no ano passado com a ex-modelo Letícia Weber e, além de ser pai de Gabriela, de 23 anos, tem os gêmeos Julia e Bernardo, que nasceram em junho. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.