Presidente do TSE anuncia Dilma Rousseff presidente da República

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ao todo 147,2 milhões de eleitores foram às urnas; em 81 páies e Hong Kong a votação também já foi encerrada

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Dias Toffoli anunciou na noite deste domingo a eleição de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) presidente e vice-presidente do Brasil. Toffoli também deu detalhes sobre a apuração.

Leia também: Dilma Rousseff é reeleita presidente da República

De acordo com o presidente do tribunal, a reeleição de Dilma foi matematicamente confirmada às 20 horas, 27 minutos e 53 segundos, quando 98% das urnas foram apuradas e a coligação vencedora recebeu 51,45% dos votos ante 48,55% recebidos pela candidatura de Aécio Neves e Aloysio Nunes, ambos do PSDB.

"Neste momento, o resultado é matematicamente irreversível e este Tribunal Superior Eleitoral registra que foi reeleita presidente da República e vice-presidente da República Dilma Rousseff e Michel Temer", afirmou o presidente do TSE.

De acordo com ele, 147.282.646 eleitores foram às urnas. Em trânsito, votaram 79.452 pessoas em 428.894 mil urnas. Outras 5.163 urnas de recepção e justificativa e 61.438, urnas de contingencia. Ao todo, 3.238 urnas foram substituídas, ou 0,75% do total.

No exterior, a votação foi encerrada em 81 países e Hong Kong, mas prosseguiu até as 21h na Costa Rica, El Salvador, Onduras e Nicaragua. Em Vancouver, no Canadá, e Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, a votação se estendeu até as 22h, horário de Brasília.

Também ministro do TSE, Ricardo Lewandowski se referiu à governabilidade garantida pelo pleito. "Desde a Constituição de 1988, o Brasil vive um momento de democracia plena e instituições republicanas consolidadas. Tenho a grande satisfação de cumprimentar todos aqueles juízes, membros do Ministério Público, advogados e jornalistas que garantiram a lisura do pleito e permitiram a chegar a proclamação do resultado em paz."

Leia tudo sobre: eleiçõeseleições 2014política

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas