Pezão é eleito governador do Rio de Janeiro

Candidato do PMDB teve 55,7% dos votos, contra 44,2% de Marcelo Crivella (PRB)
Foto: Fotos Públicas
Luiz Fernando Pezão: eleito no Rio

Luiz Fernando Pezão (PMDB), atual governador do Rio de Janeiro, foi reeleito. Com 100% das urnas apuradas, Pezão aparece com 55,7% e o senador Marcelo Crivella (PRB) tem 44,2% dos votos, respectivamente. 

Acompanhe a apuração no Rio de Janeiro e nos demais Estados

No primeiro turno, a eleição do Rio contou, durante a maior parte do processo, com a indecisão entre os três principais nomes – Pezão, Crivella e o do ex-governador Anthony Garotinho. O atual governador terminou o primeiro turno com 40,57% dos votos. Crivella ficou com 20,26%, enquanto Garotinho terminou a disputa com 19,73%.

Leia tudo sobre as eleições 2014 no Brasil

Derrotados, Garotinho e o petista Lindenberg Farias, que ficou em quarto lugar, com 10% dos votos, resolveram apoiar o senador Crivella no segundo turno.

Pezão garante três mandatos consecutivos ao PMDB

Atual ocupante do Palácio da Guanabara, Luiz Fernando Pezão é ex-prefeito de Piraí, no interior do Estado, e foi secretário de Governo durante o mandato de Rosinha Garotinho (PR), mulher de Anthony.

Pezão foi eleito vice-governador em 2007 e 2014 na chapa de Sérgio Cabral. Em abril, desgastado por protestos que culminaram numa ocupação em frente ao seu apartamento, Cabral deixou o governo para dar visibilidade a Pezão. A impopularidade do então governador não atingiu seu substituto. Após iniciar a corrida atrás de Garotinho e Crivella nas pesquisas, Pezão avançou e terminou o primeiro turno na frente.

Reeleito no segundo turno contra Crivella, garante agora o terceiro mandato consecutivo do PMDB no governo do Rio de Janeiro.



Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-26/pezao-e-reeleito-governador-do-rio-de-janeiro.html