Em balanço atualizado do TSE, segundo turno segue com 2.231 urnas substituídas e apenas uma foi trocada por voto manual

Até as 12h30, 1.733 urnas haviam sido substituídas por problemas durante a votação
Reuters/BBC
Até as 12h30, 1.733 urnas haviam sido substituídas por problemas durante a votação


Filas, santinhos e segurança reforçada. Veja o clima da votação do 2º turno

O número de urnas substituídas até as 15h20 do segundo turno das eleições de 2014 já é superior ao total de urnas que tiveram problemas durante toda a eleição de 2010. Os dados foram atualizados no meio da tarde deste domingo (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Foram as eleições mais tranquilas dos últimos tempos", diz presidente do TSE

Conforme os dados do TSE, já ocorreram 2.231 substituições de urnas. Durante as nove horas de votação em todo o Brasil do segundo turno de 2010, ocorreram 1.609 substituições.

Em uma seção eleitoral na zona sul de São Paulo, uma urna teve de ser substituída por votação manual . Até o momento é o único caso dessa ocorrência no Estado.

O Estado do Rio de Janeiro registrava o maior número de troca de urnas conforme o terceiro boletim parcial do TSE (do início da tarde), com 340 trocas. São Paulo é o estado com o segundo maior número de urnas substituídas: 274, seguido de Rio Grande do Sul, com 204. Minas tem 143 urnas substituídas

Em Minas Gerais, 118 urnas foram trocadas, uma delas após ser incendiada no município de Porterinhas (MG). No Acre, houve o menor número de substituições: apenas três.

MAIS: Candidatos e políticos votam no segundo turno. Veja fotos

Dentro do esperado

Apesar do aumento da quantidade de urnas trocadas, o presidente do TSE , Dias Toffoli, afirmou que a substituição delas está dentro do patamar esperado pela Justiça Eleitoral. “Existem casos ocasionais, pontuais, mas não são suficiente para que se diga que há alguma falha na organização da eleição”, disse Toffoli.

“Todo equipamento tem um desgaste natural”, analisou o ministro informando que a Justiça Eleitoral vai, no futuro, licitar novos equipamentos para a substituição das urnas que apresentaram problemas.

Há 61.438 urnas de contingência para a substituição de aparelhos com problemas.

Segundo o novo balanço do TSE, 147 pessoas pessoas foram presas, 65 delas por fazerem boca de urna.

* Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.