No Amazonas, candidatos votam e se dizem satisfeitos com campanhas

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS) foram ao segundo turno após votação apertada no primeiro. Ambos destacaram o contato que tiveram com os eleitores durante suas campanhas

Agência Brasil

Os dois candidatos que disputam o governo do Estado do Amazonas votaram na manhã deste domingo (26). Eduardo Braga (PMDB) compareceu à Escola Estadual Hermes da Fonseca, em Ponta Negra, por volta de 9h15. Ele estava acompanhado da vice na chapa, Rebecca Garcia, e da mulher, Sandra Braga, sua primeira suplente no Senado.

Confira: País teve 1.733 urnas substituídas e 66 prisões neste domingo até 12h30

Braga se mostrou satisfeito com a campanha e está com expectativa positiva. "Agradeço muito ao povo do Amazonas, todo o carinho, todo o respeito que o povo teve conosco durante toda a campanha. Neste segundo turno, estivemos mais na capital, andando de bairro em bairro, como se fosse uma eleição para vereador. É a fé, a esperança, a certeza de que o povo haverá de tomar uma decisão importante, a qual nós iremos respeitar."

Fique por dentro de tudo das eleições 2014

O outro candidato ao governo do Amazonas, José Melo (PROS), votou às 9h45 na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, no bairro de Adrianópolis, acompanhado do candidato do vice na chapa, Henrique Oliveira, e do senador eleito Omar Aziz. Melo se disse confiante. "Estou muito feliz, fizemos um segundo turno de apresentação de propostas, o povo percebeu isso, nas minhas andanças pelo interior e pela capital, sendo recebido sempre de forma muito humana, muito cortês, muito alegre. Espero que hoje a eleição transcorra em clima de paz, de tranquilidade."

Políticos votam neste domingo. Veja fotos na galeria:

Aécio Neves vota em Belo Horizonte ao lado da mulher Letícia Weber por volta de 10h30 da manhã deste domingo. Foto: Sergio Moraes/ReutersDilma Rousseff vota na manhã deste domingo em Porto Alegre por volta de 8h40 da manhã. Foto: Felipe Dana/APDilma Rousseff, presidente e candidata à reeleição, bebe chimarrão antes de votar na manhã deste domingo em Porto Alegre. Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13Depois de votar, Aécio Neves, que disputa a Presidência pelo PSDB, faz pose com seu número para os fotógrafos. Foto: Valter Campanato/ABrAécio registra seu voto e posa para fotos com mesária em sua seção de votação em Belo Horizonte. Foto: Andre Penner/APAinda bebendo chimarrão, Dilma Rousseff exibe comprovante de votação. Foto: Felipe Dana/ APDilma ganha beijo de Tarso Genro, que disputa o segundo turno do governo do Rio Grande do Sul, em colégio eleitoral. Foto: Ichiro Guerra/Dilma 13Aécio posta foto em seu Instagram ao lado da mulher Letícia no caminho para votação deste domingo. Foto: Instagram/aecionevesoficialDepois da votação, Dilma brinca com o neto Gabriel em Porto Alegre. Foto: Edison Vara/ReutersDepois de votar em Porto Alegre, Dilma Rousseff embarca em avião da FAB e vai para Brasília, de onde irá acompanhar a apuração. Foto: Felipe Dana/APAécio faz festa com eleitores depois de votar em Belo Horizonte na manhã deste domingo. Foto: Washington Alves/ReutersAécio dá entrevista coletiva em Belo Horizonte depois de votação. Mais uma vez, Letícia, mulher do candidato, acompanha o político . Foto: Twitter/Aecio nevesDilma é abraçada por eleitora que a esperava na casa de Tarso Genro, candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT. Foto: Edison Vara/ReutersAntes de votar, Dilma Rousseff tomou um café da manhã com políticos do PT em Porto Alegre. Tarso Genro, que concorre ao governo do RS, estava presente. Foto: Fernando Teixeira/Futura PressMarina Silva posa ao lado de familiares antes de votação. Ela chegou a Rio Branco, no Acre, na noite de sexta-feira. Foto: Facebook/Marina SilvaEx-presidente Lula vota na Escola Estadual José Firmino Correia De Araújo em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressLula conversa com eleitores em seu colégio eleitoral em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Foto: Nelson Antoine/APEx-presidente Fernando Henrique Cardoso vota em São Paulo, no bairro de Higienópolis. Foto: Vitor Sorano/iGMichel Temer, candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, vota logo pela manhã em São Paulo. Foto: Ana Flávia Oliveira/iG São PauloMichel Temer, vice na chapa de Dilma Rousseff para presidência, vota nesta manhã em São Paulo. Foto: Ana Flávia Oliveira/iG São Paulo

De acordo com a presidenta do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes, apenas 12 urnas foram trocadas até o momento, sendo sete na capital e cinco no interior, entre as mais de 6,8 mil. Não houve ocorrência de boca de urna até o momento, sem nenhum preso.

"O saldo é extremamente positivo. O único contratempo que tivemos foi do ponto de vista climático, porque em Parintins está chovendo mundo. Lá é o segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, e deu um pequeno pico de luz, mas já se normalizou e em nada atrapalhou as eleições. Fiz um sobrevoo sobre a cidade com o exército para verificar o sistema de transporte coletivo e os ônibus estão trafegando normalmente. Podemos dizer que a cidade está tranquila", explicou a desembargadora.

Leia mais: Relembre os 28 momentos mais importantes das eleições deste ano

O Amazonas teve a disputa ao governo mais apertada do primeiro turno, com menos de 2 mil votos de diferença. Eduardo Braga teve 43,16% do total de votos e José Melo teve 43,04%. O percentual de brancos e nulos no primeiro turno ficou em 8,3% e houve 19,49% de abstenção. A última pesquisa Ibope, divulgada ontem, aponta que cada um tem exatamente 50% das intenções de votos válidos neste segundo turno.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas