Levantamento da noite de quinta-feira para o governo estadual mantém o mesmo cenário da pesquisa do dia 15 deste mês

Tarso Genro (esquerda) cumprimenta Ivo Sartori antes de debate da Globo no 2º turno
CACO ARGEMI/UPPRS
Tarso Genro (esquerda) cumprimenta Ivo Sartori antes de debate da Globo no 2º turno

Datafolha divulgou na noite de quinta-feira (24) mais uma pesquisa com as intenções de voto para o governo do Rio Grande do Sul. O cenário seguiu o mesmo do levantamento anterior, do dia 15 deste mês, com Ivo Sartori (PMDB) na frente, com 60% dos votos válidos, e depois Tarso Genro (PT), com 40%. 

Para calcular esses números, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na conta dos votos totais, o Sartori segue na liderança. Ele tem 53% das intenções de voto, contra 36% do atual governador. Brancos e nulos são 4% e indecisos somam 7%. 

Veja quem disputa o segundo turno para o governo dos estados:


Aprovação do governo

O Datafolha também ouviu os eleitores sobre o atual governo do Rio Grande do Sul, de Tarso Genro. O comando é considerado ótimo ou bom por 36% dos entrevistados. Os que julgam a administração do petista regular somam 44%. Outros 18% dos ouvidos consideram ruim ou péssima. Apenas 2% dos eleitores não quiseram ou não souberam responder. 

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e pela Folha da Manhã S/A. O Datafolha entrevistou 1.541 eleitores em 59 municípios do estado nos dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00034/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01162/2014.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.