Ibope e Datafolha apontam Pezão na liderança para o governo do Rio de Janeiro

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Nas duas pesquisas, na conta dos votos válidos, atual governador tem 55%. Marcelo Crivella aparece com 45%

Edivaldo Reis/Crivella 10
Crivella e Pezão participam de debate na TV Globo no 2º turno das eleições para o governo do Rio de Janeiro

Novas pesquisas do Ibope e do Datafolha para o governo do Rio de Janeiro divulgadas na noite de quinta-feira (23) mantêm Luiz Fernando Pezão (PMDB) na liderança. Nos dois levantamentos, o atual governador aparece com 55% dos votos válidos. Marcelo Crivella (PRB) está com 45%. 

Nessa conta são excluídos os votos brancos, nulos e de indecisos. É também esse número que a Justiça Eleitoral usa para divulgar o resultado oficial das eleições. 

Nos votos totais, os dados mudam um pouco de uma pesquisa para outra. Veja abaixo:

Datafolha
- Luiz Fernando Pezão (PMDB): 46%
- Marcelo Crivella (PRB): 38%
- Em brancos e nulos: 10%
- Indecisos: 6%

Ibope
- Luiz Fernando Pezão (PMDB): 46%
- Marcelo Crivella (PRB): 37%
- Em brancos e nulos: 12%
- Indecisos: 5%

Veja quem disputa o segundo turno para o governo dos estados:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) disputam no segundo turno para o governo do Rio de Janeiro. Foto: Fotos PúblicasJosé Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT) vão disputar o segundo turno pelo governo do Rio Grande do Sul. Foto: DivulgaçãoRodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) vão ao segundo turno na disputa pelo governo do Distrito Federal. Foto: DivulgaçãoChico Rodrigues (PSB) e Suely Campos (PP) vão disputar o segundo turno em Roraima. Foto: DivulgaçãoTião Viana (PT) disputa segundo turno para o governo do Acre contra Marcio Bittar (PSDB). Foto: FacebookHelber Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) disputam o segundo turno para o governo do Pará. Foto: FacebookMarconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) disputam o segundo turno em Goiás. Foto: DivulgaçãoHenrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) disputam o segundo turno no Rio Grande do Norte. Foto: DivulgaçãoEduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS) disputam o segundo turno no Amazonas. Foto: DivulgaçãoDelcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) disputam o segundo torno pelo governo de Mato Grosso do Sul. Foto: DivulgaçãoConfúcio Moura (PMDB) e Expedito Júnior (PSDB) disputam o segundo turno em Rondônia. Foto: DivulgaçãoCássio Cunha (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) disputam o segundo turno na Paraíba . Foto: DivulgaçãoCamilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) disputam o segundo turno no Ceará. Foto: DivulgaçãoWaldez (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB) disputam o segundo turno no Amapá. Foto: Divulgação


O Ibope fez a pesquisa entre os dias 20 e 22 de outubro. O instituto ouviu 2002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ-00076/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR 01164/2014.

Já a pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 22 e 23 de outubro, com 1.554 entrevistados em 38 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ-00075/2014 e BR-01162/2014.

Nos dois casos, o nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. 

Aprovação do governo 

Os institutos também perguntaram aos eleitores sobre o governo de Pezão. Nos dois levantamentos, a opção mais votada foi regular. Veja os números: 

Datafolha
Ótimo e Bom: 32%
Regular: 37%
Ruim ou Péssimo: 18%
Não sabe: 13%

Ibope
Ótimo e Bom:  30%
Regular: 40%
Ruim ou Péssimo: 18%
Não sabe:12%

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas