Pesquisa mostra presidenciáveis Dilma Rousseff e Aécio Neves com 43,8% e 42,1% no segundo turno das eleições

A primeira pesquisa CNT/MDA divulgada após o primeiro turno da eleição presidencial mostrou nesta segunda-feira empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, e apontou vantagem numérica da petista dentro da margem de erro.

Debate na Record: Dilma e Aécio trocam agressividade por guerra de números

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais
Divulgação
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais

Segundo o levantamento, Dilma tem 45,5% das intenções de votos, enquanto o Aécio aparece com 44,5% na pergunta em que os dois nomes são apresentados aos entrevistados. No quesito, intenção de voto espontâneo, a presidente e candidata à reeleição do PT, Dilma Rousseff, aparece com 43,8%, e Aécio Neves (PSDB), com 42,1%.

A sondagem indica ainda altos índices de rejeição aos dois candidatos. No limite de voto, a presidente Dilma é citada como a única em que votaria (38,1%); uma candidata em que poderia votar (19,3%); não votaria nela de jeito nenhum (40,7%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (0,2%).

Análise:
- Dilma reduz ataques, adota tom propositivo e apresenta propostas em debate
- Em debate, Aécio adota tom suave para atacar Dilma sem ser agressivo

O tucano Aécio foi escolhido como o único em que votaria (34,4%); um candidato em que poderia votar (21,4%); não votaria nele de jeito nenhum (41,0%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (1,1%).

Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 Unidades da Federação nos dias 18 e 19 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR - 01139/2014.

Pesquisas anteriores

Desde o primeiro turno das eleições, realizado dia 5 de outubro, Dilma e Aécio permaneciam estáveis nas pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, os mais reconhecidos.

Na semana passada, Aécio tinha vantagem numérica com 45% dos votos, enquanto Dilma aparecia com 43%. As pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas no dia 15, também mostraram empate técnico, uma vez que a margem de erro das duas é de 2 pontos percentuais.

No primeiro turno, Dilma teve 41,6% dos votos válidos e Aécio somou 33,6%.

Veja imagens dos presidenciáveis no segundo turno das eleições 2014:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.