Pesquisa fez totalização desconsiderando votos brancos, nulos e indecisos, método similar ao da Justiça Eleitoral

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) mostra que o presidenciável do PSDB, Aécio Neves tem larga vantagem sobre a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no Distrito Federal enquanto que no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul o quadro é de empate técnico.

Dilma Rousseff e Aécio Neves disputam o segundo turno das eleições presidenciais
Reprodução
Dilma Rousseff e Aécio Neves disputam o segundo turno das eleições presidenciais

Leia mais: Voto de indecisos deve decidir eleição nas últimas 48 horas

Eleitores lotam bares para assistir aos debates

Ibope: Aécio sobe 4 pontos no Nordeste e Dilma oscila positivamente no Sudeste

Em empate técnico, Aécio marca 45% e Dilma, 43 %, segundo Ibope


No Distrito Federal, Aécio tem 65% contra 35% de Dilma. Esses índices desconsideram os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos em procedimento similar ao adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Quando os votos brancos, nulos e indecisos são considerados, Aécio atinge 57% da preferência dos pesquisados ante 31% de Dilma. Brancos e nulos somaram 7% e não sabem ou não responderam 6%. 

Veja imagens do segundo turno da campanha presidencial:


O estudo foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 1.217 eleitores no DF no último dia 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional do DF sob o número DF-00083/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-01098/2014.

Equilíbrio no RJ e no RS

Nos estados do Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul,  o equilíbrio entre Dilma Rousseff e Aécio Neves é a tônica da pesquisa Datafolha. No primeiro estado, a petista tem leve vantagem de 51% contra 49% de Aécio, excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos. Quando estes são considerados, Dilma mantém dois pontos de vantagem - dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais: 43% a 41%. Aqui, brancos e nulos somam 9% e 6% não souberam ou não responderam em quem vão votar no segundo turno.

No RJ, o Datafolha ouviu 1.486 eleitores em 36 municípios no dia 15 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) local sob o número RJ-00069/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-01098/2014.

Já no Rio Grande do Sul, a vantagem de dois pontos porcentuais migra para Aécio Neves. Sem considerar os votos brancos, nulos ou indecisos, o tucano é citado por 51% dos gaúchos enquanto Dilma é a preferida de 49%. 

No primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff venceu as eleições no Rio Grande do Sul recebendo 43% dos votos enquanto Aécio Neves teve 41% e Marina Silva ficou em terceiro, com 12%.

Ibope: Dilma lidera no Rio de Janeiro

Outra pesquisa divulgada na noite de quinta-feira (16) foi a de intenção de voto para presidente no estado do Rio de Janeiro realizada pelo Ibope. Nesse levantamento, Dilma Rousseff aparece na frente nos votos válidos, com 53%, contra 47% de Aécio Neves. 

Com os votos total, a vantagem da petista de mantém. Nesse caso, Dilma fica com 46% e Aécio, com 40%. Brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 5%. 

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 43 municípios de 13 a 15 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo RJ-00070/2014 e no Tribunal Superior eleitoral sob o registro BR-01101/2014.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.