Na primeira pesquisa do 2º turno, tucano tem 46% ante 44% da petista; em votos válidos, Aécio tem 51 %, e Dilma, 49%

Aécio Neves (PSDB)  tem 46% das intenções de voto ante 44% ante Dilma Rousseff (PT), aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9). Como a margem de erro da pesquisa e de dois pontos percentuais, o resultado significa empate técnico. 

Em votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que indecisos, Aécio registra 51% contra 49% de Dilma.  O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo.

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais
Divulgação
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais


Na pesquisa anterior, realizada ainda no primeiro turno, Dilma tinha 45% das intenções de voto num eventual segundo turno contra Aécio, que marcava 37%. Brancos e nulos somavam 11% e indecisos, 7%. 

O tucano, que no início da campanha parecia ter lugar garantido no segundo turno, chegou a cair para a terceira posição nas pesquisas de intenção de voto, com a ascensão de Marina Silva (PSB).

No último domingo, entretanto, Aécio obteve  33,6% dos votos totais, contra 21,3% de Marina e 41,6% de Dilma.

O desempenho do tucano foi melhor do que as pesquisas feitas no fim semana de votação sugeriam. O Datafolha lhe dava 24% e o Ibope,  30% das intenções de voto totais. A diferença levou o tucano a alfinetar os institutos de pesquisa, ao dizer que chegou ao segundo turno contrariando "todos os prognósticos".

Ao iG , os presidentes de Datafolha e Ibope admitiram falta de exatidão nas pesquisas, mas defenderam os métodos utilizados para realizá-las .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.