Ibope: Aécio e Dilma estão em empate técnico, mas tucano tem liderança numérica

Por iG São Paulo - | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na primeira pesquisa do 2º turno, tucano tem 46% ante 44% da petista; em votos válidos, Aécio tem 51 %, e Dilma, 49%

Aécio Neves (PSDB) tem 46% das intenções de voto ante 44% ante Dilma Rousseff (PT), aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9). Como a margem de erro da pesquisa e de dois pontos percentuais, o resultado significa empate técnico. 

Em votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que indecisos, Aécio registra 51% contra 49% de Dilma.  O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo.

Divulgação
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo turno das eleições presidenciais


Na pesquisa anterior, realizada ainda no primeiro turno, Dilma tinha 45% das intenções de voto num eventual segundo turno contra Aécio, que marcava 37%. Brancos e nulos somavam 11% e indecisos, 7%. 

O tucano, que no início da campanha parecia ter lugar garantido no segundo turno, chegou a cair para a terceira posição nas pesquisas de intenção de voto, com a ascensão de Marina Silva (PSB).

No último domingo, entretanto, Aécio obteve  33,6% dos votos totais, contra 21,3% de Marina e 41,6% de Dilma.

O desempenho do tucano foi melhor do que as pesquisas feitas no fim semana de votação sugeriam. O Datafolha lhe dava 24% e o Ibope,  30% das intenções de voto totais. A diferença levou o tucano a alfinetar os institutos de pesquisa, ao dizer que chegou ao segundo turno contrariando "todos os prognósticos".

Ao iG, os presidentes de Datafolha e Ibope admitiram falta de exatidão nas pesquisas, mas defenderam os métodos utilizados para realizá-las.

Dilma Rousseff (PT) posa junto com eleitora em evento de campanha em Teresina, no Piauí (8/10) . Foto: Dilvulgação/PTCorreligionários do PT participaram de evento com Dilma Rousseff no Piauí (8/10). Foto: Divulgação/PTPresidente Dilma cumprimenta eleitores em ato político com lideranças e prefeitos em Teresina (PI) (8/10). Foto: Divulgação/PTAécio Neves(PSDB) recebe apoio dos dirigente do PSB, partido de Marina Silva (8/10). Foto: Divulgação/PSDBAécio Neves (PSDB) relança sua campanha à Presidência da República no Memorial JK em Brasília (08/10). Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaPastor Everaldo declara apoio ao tucano no segundo turno (8/10). Foto: PSDB/ DIVULGACAO - 8.10.14A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta terça-feira com senadores e governadores eleitos da base aliada (7/10) . Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaDilma Rousseff (PT) em reunião de mobilização  para a campanha de segundo turno  (7/10). Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaDilma Rousseff (PT) participa de reunião de mobilização em Brasília, nesta terça-feira (7/10). Foto: Divulgação/PTAécio Neves participa de encontro com trabalhadores da construção civil na manhã desta terça-feira, em São Paulo (7/10). Foto: Orlando Brito/Coligação Muda BrasilGeraldo Alckmin, governador reeleito no primeiro turno em São Paulo, participa de dia de campanha de Aécio Neves na capital paulista (7/10). Foto: Orlando Brito/Coligação Muda BrasilAécio Neves faz campanha para o segundo turno e visita obras na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, ao lado de José Serra, eleito senador, e José Aníbal (7/10). Foto: Vitor Sorano/iGAécio Neves (PSDB) cumprimenta Geraldo Alckmin, governador reeleito de São Paulo, em coletiva de imprensa na capital paulista (6/10) . Foto: Divulgação/PSDBUm dia depois das eleições, Dilma Rousseff, que disputa o segundo turno com Aécio Neves, recebe jornalistas em Brasília (6/10). Foto: Cadu Gomes/ Dilma 13Dilma chega para coletiva de imprensa depois do resultado do primeiro turno das eleições ao lado de Michel Temmer, vice em sua chapa para a Presidência (5/10). Foto: Agência BrasilPresidente e candidata Dilma Rousseff fala com a imprensa após apuração de votos que a levou para o segundo turno com Aécio Neves. Foto: Alan Sampaio / iG BrasíliaAécio Neves (PSDB) comemora chegada ao segundo turno das eleições presidenciais em Belo Horizonte neste domingo (05). Foto: Divulgação/PSDBAo lado da esposa Letícia e de partidários, Aécio Neves participa de coletiva depois de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais (5/10). Foto: Agência BrasilAécio Neves, candidato à Presidência pelo PSDB, em votação em Belo Horizonte (5/10). Foto: Agência BrasilDilma volta para Brasília depois de votar em Porto Alegre (5/10). Foto: Paulo Whitaker/ReutersDilma Rousseff, presidente e candidata à reeleição pelo PT, vota na manhã deste domingo em Porto Alegre. Ela foi a primeira presidenciável a votar (5/10). Foto: Felipe Dana/AP


Leia tudo sobre: eleições 2014aécio nevesdilma rousseff

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas