Datafolha: PSDB está à frente do PT em início de 2º turno pela 1ª vez desde 2002

Por Vitor Sorano - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Aécio e Dilma estão tecnicamente empatados mas, com 46%, tucano tem vantagem numérica de dois pontos sobre a petista

Pela primeira vez, o PSDB está numericamente à frente do PT no início de uma disputa presidencial de segundo turno, de acordo com os números do Instituto Datafolha. O tucano Aécio Neves está com 46% das intenções de voto, ante 44% da petista Dilma Rousseff, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9).

O resultado configura um empate técnico, uma vez que a margem de erro é de dois pontos para mais e dois para menos. Nos votos válidos, a situação se repete.  Aécio tem 51% das intenções de voto, e Dilma, 49%.  A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela Rede Globo.  

Desde que o PT e PSDB passaram a se enfrentar no segundo turno, entretanto, os tucanos sempre estiveram numericamente atrás dos petistas, segundo os números do Datafolha tabulados pelo iG.

Em 8 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT) tinha 48% das intenções de voto contra 41% de José Serra (PSDB). Em 6 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrava 50% e Geraldo Alckmin (PSDB), 43%. Em 11 de outubro de 2002, Lula chegava a 58% ante 32% de José Serra (PSDB).

Ibope: Dilma e Aécio estão empatadas tecnicamente, com vantagem numérica para o tucano

Diferenças no segundo tempo

Intenção de voto nos candidatos do PT e do PSDB na 1ª pesquisa de segundo turno do Datafolha

Gerando gráfico...
Fonte: Datafolha


O Datafolha ouviu 2.879 eleitores na quarta-feira (8) e nesta quinta-feira (9). O registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral é BR-01068/2014.

Na última pesquisa realizada antes do primeiro turno, entre 3 e 4 de outubro, o Datafolha apontava vantagem de seis pontos percentuais para Dilma que registrava 48% contra 42% de Aécio.

Aguarde mais informações


Leia tudo sobre: eleições 2014datafolhaaécio nevesdilma rousseff

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas