José Serra desbanca Suplicy após 24 anos no Senado

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Tucano é eleito com 58% dos votos e encerra ciclo de petista no Senado

Aos 72 anos, José Serra (PSDB) foi eleito neste domingo senador pelo Estado de São Paulo. O tucano garantiu 58% dos votos válidos, contra 32% de Eduardo Suplicy (PT).  A vitória encerra um ciclo de 24 anos do petista no Senado.

Confira a apuração dos votos em todo Brasil

Futura Press
José Serra




LEIA MAIS: Dilma e Aécio disputarão 2º turno, de acordo com a boca de urna

Em discurso após a apuração, Serra agradeceu a generosidade do povo de São Paulo por tê-lo eleito senador, mas destacou que os tucanos têm duas importantes tarefas: a primeira é eleger Aécio Neves e, a segunda, é mudar o Brasil. “O Brasil não pode servir de laboratório pra quem acabou de fazer pós-graduação. Estamos vivendo essa experiência no plano federal, com a Dilma, e essa mesma experiência está ocorrendo também na capital paulista”, advertiu

Serra também listou suas prioridades no Senado: votar a reforma política e instaurar o voto distrital misto.

Exílio

Formado em engenharia civil na Universidade de São Paulo, Serra ingressou no movimento estudantil, foi um dos fundadores da Ação Popular (AP) e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

VEJA TAMBÉM: Reveja os 50 memes mais divertidos da corrida presidencial 2014

Após o golpe militar de 1964, exilou-se no Chile, onde conheceu Mónica Serra, com quem se casou e teve dois filhos. Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Chile, o político morou no país até o golpe militar de 1973, quando foi para os Estados Unidos.  

De volta ao Brasil após 14 anos, Serra deu início a sua carreira política em 1983, como secretário de Planejamento de São Paulo na gestão do governador Franco Montoro.

PSDB

Eleito deputado federal durante a Assembleia Constituinte de 1988, conseguiu o maior percentual de aprovação de emendas e foi reeleito em 1990. Na mesma época, fundou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Ministro

Em 1994, Serra foi eleito senador por São Paulo, mas não chegou a assumir a vaga pois foi nomeado, pelo presidente eleito Fernando Henrique Cardoso, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Também no governo FHC, foi Ministro da Saúde.

Prefeito de São Paulo

Eleito prefeito de São Paulo em 2004, Serra renunciou ao cargo em março de 2006 para concorrer ao governo de São Paulo, tendo sido eleito no primeiro turno. Sua gestão foi marcada pela lei antifumo. O tucano concorreu novamente, em 2012, mas foi derrotado por Fernando Haddad no segundo turno.

Candidato à presidência

Em abril de 2010, Serra renunciou ao cargo de governador para ser candidato, pela segunda vez, à presidência do Brasil - em 2002, foi derrotado no segundo turno por Luís Inácio Lula da Silva e, em 2010, foi derrotado por Dilma Rousseff, também no segundo turno.

Leia tudo sobre: Eleição 2014PSDBJosé SerraEduardo Suplicy

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas