Helder Barbalho e Simão Jatene vão para o segundo turno no Pará

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Disputa no estado foi extremamente equilibrada e por pouco Barbalho não venceu a eleição ainda no primeiro turno

Agência Brasil

Igor Mota/Futura Press
Helder Barbalho votou aos lados dos filhos em Belém. Ele disputará o segundo turno com Simão Jatene

Os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições no Pará no dia 26 de outubro. Com 100% das urnas apuradas, Barbalho tem 49,88% dos votos válidos e Jatene, 48,48%. Com uma disputa voto a voto, até com mais de 97% das urnas apuradas não era possível saber se o candidato do PMDB venceria ou não em primeiro turno. Os votos brancos somam 3,31% e os nulos,8,71%. A abstenção está em 21,11%.

Helder Barbalho é filho do senador Jader Barbalho (PMDB). Natural de Belém, Helder nasceu em maio de 1979. Aos 35 anos, tenta pela primeira vez a eleição para o Executivo estadual pela coligação “Todos pelo Pará”, que reúne o PMDB, PT, DEM, PR, PDT, PROS, PHS, PCdoB, PSL, PPL e PTN.

Acompanhe tudo sobre as eleições 2014 no iG

Formado em administração, começou a carreira política há 15 anos, quando se candidatou e foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua, com mais de 4,2 mil votos. Helder Barbalho também foi deputado estadual e, aos 25 anos, eleito o prefeito mais jovem da história do Pará. Se reelegeu em 2008, com mais de 93 mil votos.

Confira as imagens dos governadores eleitos já no primeiro turno

Renan Filho, do PMDB, é eleito governador em Alagoas. Foto: DivulgaçãoGeraldo Alckmin, do PSDB, é reeleito governador de São Paulo. Foto: Vitor Sorano/iGRui Costa, do PT, é eleito governador da Bahia. Foto: Fotos PúblicasJackson Barreto, do PMDB, é eleito governador de Sergipe. Foto: DivulgaçãoBeto Richa, do PSDB, é eleito governador do Paraná. Foto: Futura PressFernando Pimentel, do PT, é eleito governador de Minas Gerais. Foto: Facebook/Fernando PimentelWellington Dias, do PT, é eleito governador de Piauí. Foto: DivulgaçãoPaulo Câmara, do PSB, é eleito governador de Pernambuco. Foto: Fotos PúblicasFlávio Dino, do PCdoB, é eleito governador do Maranhão. Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilPedro Taques, do PDT, é eleito governador de Mato Grosso. Foto: Agência SenadoMarcelo Miranda, do PMDB, é eleito governador de Tocantins. Foto: DivulgaçãoRaimundo Colombo, do PSD, é reeleito governador de Santa Catarina. Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoPaulo Hartung, do PMDB, é eleito governador do Espírito Santo. Foto: Futura Press


Simão Jatene nasceu em abril de 1949, em Belém. Economista, ex-diretor musical e ex-servidor público do estado, participou da fundação do PSDB, em 1988, e foi secretário de estado de Planejamento no governo de Jader Barbalho.

É a terceira vez que Jatene se candidata ao governo do estado e, este ano, integra a maior coligação já formada no Pará “Juntos com o Povo”, que reúne 15 partidos, entre eles PSC, PSD, PP, PSB, PPS, Solidariedade (SDD) e PTB. O primeiro governo foi em 2002, quando recebeu pouco mais de 51% dos votos em segundo turno. Depois de quatro anos de mandato, ele decidiu não disputar a reeleição. Jatene voltou a se candidatar em 2010 quando foi novamente escolhido pela maioria dos paraenses.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas