Sucessor de Jaques Wagner dará continuidade ao seu governo, que encerra o segundo mandato este ano

Rui Costa (PT) é eleito governador da Bahia
GUSTAVO LIMA/AGÊNCIA CAMARA
Rui Costa (PT) é eleito governador da Bahia

O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa dos Santos, foi eleito no primeiro turno das eleições deste domingo (5) com 54,53%% dos votos válidos, segundo apuração de 100% das urnas divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Leia mais:  Relembre em 21 pontos os melhores momentos da corrida eleitoral

Costa sucede o então governador petista pelo Estado, Jaques Wagner, que encerra seu segundo mandato no governo baiano, após vencer as eleições de 2006 e 2010. Costa foi secretário da Casa Civil durante o governo de Wagner.

Natural de Salvador, Costa nasceu em 18 de janeiro de 1963. Após concluir o curso de instrumentação na Escola Técnica Federal, formou-se em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De 1981 a 2000, atuou no Polo Petroquímico de Camaçari, chegando a dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e da Confederação Nacional dos Químicos.

Veja quem são os governadores eleitos em 2014:

Filiado ao PT desde os anos 80, em 2000 elegeu-se vereador em Salvador, mandato para o qual foi reeleito quatro anos mais tarde. Candidatou-se a deputado federal e foi derrotado nas eleições de 2006.

No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais no governo de Jacques Wagner (PT). Nas eleições de 2010, foi eleito deputado federal. Dois anos depois, licenciou-se do cargo para ocupar a Secretaria da Casa Civil no segundo mandato de Wagner.

O candidato do DEM, Paulo Souto, recebeu 37,59% da preferência do eleitorado. Lidice da Mata, do PSB, aparece em terceiro lugar, com 6,78% dos votos válidos. Brancos e nulos representaram 17,60%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.