Resultado apertado coloca os candidatos do PT e do PMDB na corrida eleitoral do segundo turno

Eunício Oliveira (PMDB) disputará 2º turno com Camilo Santana
Waldemir Barreto/Agência Senado
Eunício Oliveira (PMDB) disputará 2º turno com Camilo Santana

O senador e candidato ao governo do Estado do Ceará Eunício Oliveira (PMDB) disputará o segundo turno das eleições com Camilo Santana (PT). O primeiro recebeu 46,41% dos votos válidos, contra 47,81% de seu oponente, com 100% das urnas apuradas.

Em seguida, a candidata Eliane Novais (PSB) ficou com 3,39%. Votos nulos somaram 6,07% e brancos, 8,81%.

Acompanhe a apuração dos votos em todo o Brasil

Oliveira nasceu em 1952 em Lavras da Mangabeira (CE) e iniciou sua militância política em Fortaleza no movimento estudantil. Filiado ao extinto MDB, atual PMDB, cursou economia na Universidade de Fortaleza, mas se formou em administração de empresas e ciências políticas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

LEIA MAIS: Dilma Rousseff enfrenta Aécio Neves no segundo turno

Agropecuarista e empresário, Eunício Oliveira disputou, em 1998, a eleição para deputado federal, da qual saiu vitorioso. Foi reeleito para outros dois mandatos.

VEJA TAMBÉM:  Sucessor de Campos, Câmara é eleito governador de PE no 1º turno

Em 2004, licenciou-se do cargo para assumir o Ministério das Comunicações no governo Lula até 2005 para, no ano seguinte, concorrer à terceira eleição para a Câmara. Quatro anos mais tarde, tornou-se o senador mais votado pelo Ceará.

Camilo Santana nasceu no Crato (CE). É engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.

Veja quem são os governadores eleitos em 2014:

Candidato a prefeito da cidade de Barbalha, em 2000 e 2004, ajudou em 2006 a coordenar, no Cariri, a campanha vitoriosa do Governador Cid Gomes.

Foi superintendente adjunto do Ibama no Estado do Ceará em 2003 e 2004 e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010.

Em 2010 foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.