Dado como morto pelo TRE, suplente de deputado é impedido de votar no RN

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

José Bezerra de Oliveira chegou à seção eleitoral no Alto do Rodrigues e lá constava que havia morrido há dois meses. "Está todo mundo dizendo: 'Lá vem o morto'”, disse advogado

Arquivo pessoal
José Bezerra de Oliveira é suplemente de deputado federal pelo Partido Verde no Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte

Um caso inusitado impediu que um suplente de deputado federal votasse no Rio Grande do Norte. José Bezerra de Oliveira, do  Partido Verde (PV), chegou neste domingo à 4ª Seção Eleitoral, no Colégio Walfredo Gurgel, no Alto do Rodrigues, e lá foi informado de que não poderia exercer seu voto porque, segundo os registros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele estava morto havia dois meses. 

Acompanhe a apuração das eleições em tempo real

Oliveira disse que se sentiu constrangido e foi alvo de gozações no colégio. "A presidente da mesa olhou assustada e perguntou se ele estava bem. Ele falou que estava, e a presidente afirmou que ele estava morto. Daí umas mulheres que estavam na fila saíram correndo, dizendo que tinha um fantasma votando”, disse Ricardo Sobral, advogado de Oliveira, ao Jornal de Fato, de Mossoró.

Leia também: Dona de casa se surpreende com voto já computado antes de votar

“Ele passou por constrangimento, teve a honra e a imagem ferida. Na cidade ele virou motivo de piada, está todo mundo dizendo: 'Lá vem o morto'”, completou o advogado.

Oliveira teve de ir à cidade de Pendências, no Cartório Eleitoral, para provar que estava vivo e buscar uma certidão para registrar o ocorrido. Lá ele foi avisado que a informação de sua morte veio do 2º Cartório de Mossoró.

Leia: Percentual de urnas substituídas já se iguala ao das eleições de 2010

Sobral acha que seu cliente foi vítima de armação politica, caso precise assumir o cargo público futuramente. “Ele nunca foi neste cartório de Mossoró. Ninguém nem o conhece lá, como fizeram isto?”, contestou o advogado.

Eleições 2014: veja fotos das votações pelo Brasil:

Lixo eleitoral toma conta das ruas do município de Gama, no Distrito Federal (5/10). Foto: Pedro França/Agência SenadoTambém em Brasília, em Ceilândia, garoto passa pelo meio do lixo de material eleitoral (5/10). Foto: Ueslei Marcelino/ReutersFrango é preparado perto de colégio eleitoral no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Leo Correa/APCrianças jogam santinhos para o ar na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Pilar Olivares/ReutersArtista Mariana Vital realiza protesto contra as eleições na porta da Escola Britanica, local de votação de Skaf, em São Paulo (5/10). Foto: Leonardo Benassatto/Futura PressMais um momento da votação deste domingo (5/10). Foto: Agência BrasilPainel mostra como preencher formulário de justificativa nas eleições (5/10). Foto: Agência BrasilEleitores justificam o voto neste domingo de eleições (5/10). Foto: Agência BrasilIdosa cadeirante vota em seção especial em Brasília (5/10). Foto: Agência BrasilCasal veste camisa do Brasil no dia das eleições em São Paulo (5/10). Foto: Carolina Garcia/iGMulher senta ao lado de bandeira do Brasil em colégio eleitoral na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Silva Izquierdo/APPessoas vota na escola Ayrton Senna, na Rocinha, no Rio de Janeiro, neste domingo (5/10). Foto: Pilar Olivares/ReutersGarotinha carrega boneca enquanto espera os pais votarem no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Pilar Olivares/ReutersSujeira de santinhos em frente a Universidade Anhanguera, em São Paulo (5/10). Foto: Amanda Campos/iGPipoqueiro aproveita movimentação em dia de votação em São Paulo (5/10). Foto: Amanda Campos/iGTrabalhora varre santinhos diante de colégio eleitoral em São Paulo (5/10). Foto: Ana Flavia Oliveira/iGHomem carrega cartaz em apoio a Dilma Rousseff e Padilha, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, em local de votação na capital paulista (5/10). Foto: Nacho Doce/ReutersEleitores correm na abertura de colégio eleitoral na Rocinha, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Silvia Izquierdo/APFila para votação em colégio em Brasília (5/10). Foto: Eraldo Peres/APSantinhos são espalhados pela rua em frente a colégio eleitoral em escola na Favela da Maré, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Leo Correa/APSoldados patrulham ruas da favela da Maré, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Leo Correa/APEleitores fazem fila para votar na Maré, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Leo Correa/APGaroto se ajoelha para votar em colégio eleitoral em São Bernardo do Campo, em São Paulo (5/10). Foto: Nacho Doce/ ReutersMãe leva filho para a votação em escola na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Pilar Olivares/ReutersSegurança no domingo de eleições na Favela da Maré, no Rio de Janeiro (5/10). Foto: Leo Correa/AP


Leia tudo sobre: eleiçõeseleições 2014eleições 2014 rn

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas