Em disputa apertada, atual governador, do PMDB conseguiu avançar por pequena vantagem sobre o rival do PSDB

Agência Brasil

O governador de Rondônia e candidato à reeleição, Confúcio Moura (PMDB), disputará o segundo turno da eleição com o candidato do PSDB, Expedito Júnior , no próximo dia 26. O atual governador ficou em primeiro lugar na eleição deste domingo, com 35,8% dos votos válidos, enquanto Expedito apresentou 35,4% da preferência do eleitorado.

LEIA MAIS: Aécio Neves e Dilma Rousseff disputaram o segundo turno

Confúcio Moura nasceu na cidade de Dianópolis, em Tocantins, em 16 de maio de 1948. Ele é formado em medicina. Já foi policial militar por nove anos. Iniciou sua carreira política em 1994, quando se elegeu deputado federal.

Veja fotos de governadores eleitos neste domingo

Confúcio Moura se reelegeu deputado em 1988 e em 2002. Em 2004, foi eleito prefeito de Ariquemes, quando deixou a Câmara dos Deputados para chefiar o executivo da sua cidade. Ele foi reeleito para um novo mandato em 2008, mas em 2010 renunciou ao cargo e se candidatou a governador do Estado e venceu o pleito em segundo turno.

O tocantinense concorre a um mais um mandato de governador pela coligação Rondônia no Caminho Certo, formada pelo PMDB, PDT, PSB, PTN, PTB, PCdoB, PRTB, PSL e PRP. Disputa o cargo de vice-governador pela coligação Daniel Pereira.

Leia tudo sobre as eleições 2014 no iG

O candidato Expedito Júnior nasceu em Guararapes (SP), em 10 de junho de 1963. É professor de ensino médio e começou na carreira política aos 21 anos, quando foi eleito vereador de Rolim de Moura (RO), na primeira eleição do município. Em 1986, Expedito Júnior foi eleito deputado federal, mas só exerceu o cargo por seis meses. Foi reeleito deputado federal em 1994 e em 1988.

Em 2006, Expedito Júnior foi eleito senador por Rondônia. Ficou no cargo por três anos, quando teve mandato cassado sob acusações de compra de votos e abuso de poder econômico. Em 2010, ele tentou se candidatar ao governo do estado, mas foi impedido pela Lei da Ficha Limpa. Ficou inelegível até o último dia 1º de outubro, mas hoje concorreu à eleição de forma legível.

Expedito Júnior disputa o governo de Rondônia pela coligação Frente Muda Rondônia, formada pelo PSDB, PSDC, PSD, PEN, PHS, PSC, PMN, PTdoB, PRB e DEM. Disputa o cargo de vice-governador pela coligação Neodi Carlos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.