Acre vai transmitir via satélite dados das eleições de locais isolados

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado, transmissão ocorrerá em seções localizadas em aldeias indígenas, reservas florestais e comunidades ribeirinhas, todas de difícil acesso

Agência Brasil

Das 101 seções eleitorais situadas em locais de difícil acesso no estado do Acre, 77 realizarão a transmissão dos votos via satélite. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a transmissão ocorrerá nas seções localizadas em aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas, reservas florestais e seringais, a maioria situada no Vale do Juruá.

Leia mais: No Acre, Marina Silva vota na sede do Incra e faz gesto do "V" da vitória

Para transmitir os dados nessas localidades isoladas, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre utiliza antenas de transmissão e notebooks, manuseados pelo próprio mesário. Em 42 locais, o acesso se dá apenas por helicópteros, enquanto as demais são acessíveis por barcos e caminhonetes. A transmissão via satélite tem por objetivo diminuir o tempo de apuração de votos no estado.

Veja também: Eleições têm 1.869 urnas substituídas. Dentro da média, diz TSE

A assessoria de comunicação do tribunal informou neste domingo (5) à Agência Brasil que até o momento não houve registro de problemas nas urnas, mas que a preocupação maior será com a transmissão das informações devido à possibilidade de temporais em todo o estado. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê céu nublado, com sol entre muitas nuvens e possibilidade de trovoadas para o domingo, em todas as regiões do Acre.

Brasil vai às urnas. Veja fotos das eleições de 2014 na galeria abaixo:

O transporte das urnas utilizadas nessas seções começou na última quarta-feira (1), quando as primeiras urnas foram transportadas de avião monomotor para a zona urbana dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A operação terminou na sexta-feira (3), quando o restante das urnas foram levadas de barco para algumas localidades dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Saiba tudo sobre as eleições 2014

Dos 506.724 eleitores que devem ir às urnas hoje no Acre, 232.073 votam em Rio Branco, o maior colégio eleitoral do Estado. Para esta eleição, o TRE-AC convocou 6,6 mil mesários divididos em 1.641 seções eleitorais em todo o estado, incluindo aí 12 aldeias indígenas.

Leia tudo sobre: eleições 2014eleições 2014 ac

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas