Dilma, Marina e Aécio buscam votos nos três maiores colégios eleitorais

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Presidenciáveis se dividiram entre São Paulo, Minas e Rio. De acordo com o Datafolha, disputa é acirrada no Sudeste: Dilma tem 32%, Marina registra 28% e Aécio marca 26%

Os lideres da corrida presidencial concentraram suas agendas de campanha nesta sexta-feira (03) nos três maiores colégios eleitorais do Brasil, todos no Sudeste. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), escolheu o maior de todos, São Paulo, para fazer uma caminhada que acabou se tornando uma carreata. O Estado concentra quase 32 milhões votos, 22,4% do total.

Infográfico: Conheça o mapa eleitoral brasileiro

Dilma estava acompanha do seu maior cabo eleitoral, o ex-presidente Lula, na carreata que percorreu ruas do centro paulistano. Além dele, estavam os petistas Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, Alexandre Padilha, candidato ao governo paulista, Eduardo Suplicy, senador em busca da reeleição, e Rui Falcão, presidente nacional do PT.

A presidente e candidata à releição Dilma Rousseff (PT) fez campanha no centro de São Paulo, com o ex-presidente Lula . Foto: DivulgaçãoO candidato da PSDB à Presidência, Aécio Neves, fez caminhada, nesta sexta-feira (03, na região da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte (MG). Foto: DivulgaçãoMarina Silva faz passeio em carro aberto nesta sexta-feira (03), na Praça Sáenz Peña, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro . Foto: Ale Silva/Futura PressNa agenda de campanha de Dilma, o ex- presidente Lula tirou fotos com eleitores . Foto: DivulgaçãoO candidata à reeleição ao Senado por São Paulo,  Eduardo Suplicy (PT), acompanhou a candidata petista . Foto: DivulgaçãoA carreata de Dilma  atravessou a rua Barão de Itapetininga, entre as praças Ramos de Azevedo e República. Foto: DivulgaçãoNa carreata, Marina se mostrou confiante em conquistar uma vaga no segundo turno . Foto: Ale Silva/Futura PressAécio estava acompanhado pelo candidato ao governo de Minas Gerais Pimenta da Veiga e Antonio Anastasia, que concorre ao Senado. Foto: DivulgaçãoO tucano aposta que vai disputar o segundo turno da corrida presidencial  com a adversária Dilma . Foto: DivulgaçãoAs últimas pesquisas Ibope e Datafolha, apontam um disputa acirrada entre Marina e Aécio pela vaga no segundo turno . Foto: Divulgação

A candidata do PSB á Presidência, Marina Silva, escolheu o terceiro maior colégio eleitoral, o Rio de Janeiro, com 12 milhões de votos, 8,5% do total. A neossocialista passeou de carro aberto nesta sexta na Praça Sáenz Peña, na Barra da Tijuca.

Marina também tirou fotos e cumprimento eleitores que acompanhavam o passeio. Durante o evento, Marina se mostrou confiante de que estaria no segundo turno com a presidente Dilma.

As últimas pesquisas Ibope e Datafolha mostraram uma disputa acirrada entre Marina e Aécio Neves, presidenciável do PSDB, para chegar ao segundo turno. Os dois estão na casa dos 20%. Dilma lidera com 40%, no levantamento dos dois institutos.

Datafolha: Dilma tem 40%, Marina, 24% e Aécio chega a 21%
Ibope: Dilma tem 40%, Marina, 24% e Aécio mantém 19%

O tucano escolheu o seu berço eleitoral, Minas Gerais, para uma caminhada no penúltimo dia de campanha do primeiro turno. Ele cumprimentou eleitores na região da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte. Assim como Marina, Aécio disse que estará no segundo turno.

Minas é o segundo colégio eleitoral do Brasil. O Estado concentra 15 milhões de eleitores, 10,67% do total.

O escolha do Sudeste pelo trio de presidenciáveis não foi aleatória, além dos 43% dos votos e 61 milhões de eleitores envolvidos, a disputa presidencial na região deve ser disputada, segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (02).

De acordo com o Datafolha, Dilma lidera as intenções de voto no Sudeste, com 32%. Ela é seguida por Marina, que registra 28%. Em terceiro, vem Aécio, com 26%.

Cenário: ‘Virada de Aécio sobre Marina seria inédita’, diz diretor do Datafolha


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas