De imagem de santo a roupa de bebê: o que os candidatos ganham de seus eleitores

Por Aretha Martins - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Dilma e Marina ganham flores durante as campanhas na rua, e Aécio está com gabinete repleto de imagens de Padre Cícero

Imagens de santo, quadros, flores e frutas e roupinhas de bebê do Corinthians estão entre os presentes que os principais candidatos à Presidência e ao governo de São Paulo ganharam durante a corrida eleitoral. Com as campanhas nas ruas, eleitores tentam agradar de acordo com o gosto do seu candidato. E fica a cargo das equipes e assessores dos candidatos fazer com que tudo chegue inteiro às casas ou aos gabinetes dos políticos.

Divulgação
Em 2012, quando já era Presidente, Dilma recebeu um labrador de uma eleitora que levou o cachorrinho até o Palácio do Planalto

Marina Silva, candidata do PSB, recebe peças de artesanato local por onde passa. Dilma Rousseff, presidente e candidata à reeleição pelo PT, ganha muitas flores dos simpatizantes. Segundo a assessoria da petista, muitas vêm em jarros, facilitando o transporte. Nem sempre é assim: a equipe já teve de levar para Brasília um repique que Dilma ganhou em uma visita a Salvador, depois de acompanhar uma apresentação do Olodum. Os músicos convidaram a candidata a tocar com eles e deram o instrumento de presente.

Tudo que Dilma recebe é encaminhado ao Palácio do Planalto, onde existe um setor que recebe presentes que são enviados à presidente. 

As duas candidatas também ganharam quadros nesta corrida. Dilma recebeu um retrato pintado por uma criança em Jales, no interior de São Paulo. O menino se inspirou em Romero Brito para fazer a pintura e, de acordo com a assessoria, emocionou a candidata. Marina também recebeu um retrato no final de setembro, durante visita à Cufa (Central Única das Favelas) em Madureira, no Rio de Janeiro.

A candidata do PSB aprecia artesanato e, inclusive, faz os acessórios que usa para compor o visual. Ela ganhou algumas peças durante visitas a feiras. Marina, que tem uma alimentação regrada e repleta de frutas e produtos naturais, já foi presenteada com cestas de frutas típicas de diversas regiões do Brasil. Uma equipe é responsável por acomodar tudo na bagagem da candidata, que leva os presentes para casa.

Aécio Neves, presidenciável pelo PSDB, coleciona imagens de Padre Cícero. Ele já recebeu oito ao longo da campanha, uma delas em uma visita à Feira de São Cristóvão, o centro de tradições nordestinas no Rio de Janeiro. “Sua bênção meu Padre Cícero, me ajude aí!", disse o candidato no museu dedicado ao religioso que fica no local. Aécio guarda tudo o que recebe. Divide os presentes entre o gabinete de senador em Brasília, seu comitê em Belo Horizonte e a sua casa.

Veja alguns presentes dos candidatos:

Marina Silva ganha quadro de presente durante visita a CUFA (Central Única das Favelas), no Rio de Janeiro (25/9). Foto: Vagner Campos/MSilva onlineAtores Chico Diaz e Silva Buarque fazem quadro para Dilma Rousseff. Foto: ReproduçãoDilma tem encontro com Grupos Culturais na Casa de Cultura do Pelourinho e ganha instrumento dos integrantes do Olodum (29/8). Foto: Ichiro GuerraDilma recebe flor durante carreata em Belo Horizonte (29/9). Foto: Ichiro Guerra/PTDilma Rousseff ganhou um coração de pelúcia durante dia de campanha em Santos (30/9). Foto: Ichiro Guerra/PTMais um coração para Dilma, agora durante caminhada em São José dos Campos (3/10). Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13Aécio Neves ganhou uma imagem de Padre Cícero em visita à Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro (21/9). Foto: Orlando Brito/Coligação Muda BrasilCandidatos recebem muitas camisetas durante a campanha. Na foto, Padilha, que concorre ao governo de SP, exibe camiseta em Guarulhos (23/9). Foto: Twitter/Padilhando


Doces e roupinhas do Corinthians em São Paulo

Em São Paulo, apesar de liderar as pesquisas de intenções de voto, o governador e candidato à reeleição pelo PSDB Geraldo Alckmin vive uma seca de presentes. Segundo sua assessoria, ele não recebeu nada nas ruas durante a campanha.

Já Paulo Skaf segue a linha de Aécio Neves. Católico, o candidato do PMDB recebe diversas imagens de santo durante suas caminhadas. Além disso, costuma ganhar doces caseiros e artesanatos típicos das regiões que visita.

E os eleitores estão preocupados com a família de Alexandre Padilha. Thássia, mulher do petista, está grávida do primeiro filho do casal. O candidato já recebeu diversas roupinhas de bebê, muitas com o símbolo do Corinthians, seu time de coração. Ele também ganha produtos das regiões que visita, como frutas e itens orgânicos. Recentemente, voltou da cidade de Bastos com uma caixa de ovos.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas