Petista vinha em ascendente em relação a candidata do PP que, pela primeira vez, perde a liderança

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2) indica que o governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT) lidera, pela primeira vez, a corrida ao governo gaúcho de forma isolada. Segundo o instituto, o petista soma 32% ante 28% da candidata do PP e 23% de José Ivo Sartori (PMDB).  O Datafolha ouviu 1.357 eleitores entre os dias 1 e 2 de outubro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Tarso Genro (PT) lidera pela primeira vez pesquisa ao governo do RS
Facebook
Tarso Genro (PT) lidera pela primeira vez pesquisa ao governo do RS


Leia mais:  No RS, Tarso cresce e empata com Ana Amélia, aponta Datafolha

Ana Amélia mantém distância na liderança no Rio Grande do Sul, aponta Ibope




Veja os números:

- Tarso Genro (PT) – 32% 

- Ana Amélia Lemos (PP) – 28%

- José Ivo Sartori (PMDB) – 23%

- Vieira da Cunha (PDT) – 2%

- Roberto Robaina (PSOL) – 1%

- Estivalete (PRTB) – 0%

- Humberto Carvalho (PCB) – 0%

- Brancos/nulo/nenhum – 3%

- Não sabe – 11%

No último levantamento, de 26 de setembro, Ana Amélia e Tarso Genro apareciam empatados, ambos com 31%. Antes disso, no levantamento divulgado no último dia 18 de setembro, a candidata do PP tinha 37% e o petista, 27%.

Segundo turno e rejeição

O Datafolha fez três simulações segundo turno. No primeiro cenário, Ana Amélia supera Tarso Genro com 44% da preferência contra 41% do petista. Quando o confronto simulado é o de Sartori com Tarso, o peemebista soma 45% contra 40%. Quando confrontado com a candidata do PP, Sartori venceria novamente: 41% a 38%.

No item rejeição, Tarso Genro lidera com 27%, seguido de Estivalete (21%), Ana Amélia (21%), Roberto Robaina (16%), Vieira da Cunha (13%), Humberto Carvalho (13%) e José Ivo Sartori (8%).

A pesquisa foi realizada nos dias 1 e 2 de outubro. Foram entrevistados 1.357 eleitores em 54 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral local no número RS-00023/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00933/2014.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.