Intenções de votos levantadas pelo instituto mostram chance real de segundo turno na corrida presidencial

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) mostra a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em primeiro lugar com 40% das intenções de voto. Marina Silva (PSB) tem 24% e Aécio Neves (PSDB) tem 19%. 

Votos brancos e nulos somam 8% e eleitores que não sabem ou não responderam somam 7%. 

Leia mais:  Em queda nas pesquisas, Marina garante que estará no segundo turno

No levantamento anterior divulgado no último dia 30, a petista tinha 39% das intenções de voto, enquanto Marina e Aécio apareciam com diferença de seis pontos percentuais - 25% e 19%, respectivamente. 

Veja os números

- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 24%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 7%

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, a petista tem 47% das intenções de voto, a socialista, 28% e o tucano, 22%. Luciana Genro e Pastor Everaldo têm 1% das intenções de voto, cada. Outros candidatos não alcançam 1%. Para que a disputa se encerre no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um. 

Veja imagens da corrida eleitoral:

Segundo turno

O Ibope fez simulações para um provavel segundo turno com os três principais candidatos.  A petista também leva vantagem contra os dois principais concorrentes. Ela teria 43% das intenções de voto na disputa com Marina (36%). Brancos e nulos somariam 12% e eleitores indecisos ou que não sabem, 8%.

Na disputa com o tucano, a presidente teria 46% e Aécio, 33%. Neste cenário, brancos e nulos somariam 12 e eleitores indecisos ou que não sabem, 9%.

Se o embate for entre a segunda e o terceiro colocado, Marina Silva teria 38% e Aécio, 33%.

O Ibope ouviu 3.010 pessoas em 205 municípios, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número B R-00942/2014 .

Rejeição

A presidente Dilma continua com a maior taxa de rejeição entre os presidenciáveis. Segundo o Datafolha, 29% dos eleitores disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Aécio Neves tem taxa de rejeição de 20% e Marina Silva, de 18%. 

- Dilma Roussef: 29%

- Aécio Neves: 20%
- Marina Silva: 18%
- Pastor Everaldo: 13%
- Levy Fidelix : 13%
- Eymael: 10%
- Luciana Genro: 10%
- Zé Maria: 9%
- Mauro Iasi: 8%
- Rui Costa Pimenta: 8%
- Eduardo Jorge: 7%

Por outro lado, a petista também tem a maior expectativa de vitória entre os eleitores questionados. Para 59% deles, Dilma vencerá as eleições, 19% acreditam na vitória de Marina e 9% apostam no tucano. Outros 12% não souberam responder. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.