Presidente incluiu na conta, unidades contratadas no governo do ex-presidente Lula e disse que o governo revolucionou ao assumir a responsabilidade que antes era dos municípios

A presidente Dilma Rousseff (PT) rebateu as críticas de sua adversária do PSB, Marina Silva, dizendo que tem contratadas 6.452 creches. De acordo com a presidente, desse volume, 2.052 já foram entregues. Na cota, Dilma incluiu 1.938 creches, que foram contratadas no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo ela, estavam em fase inicial de construção.

"Além das 6.452, eu assumi as 1.938 creches originadas no governo do presidente Lula e que estavam em estado muito inicial”, disse Dilma, quer também afirmou a existência de 4.055 creches em construção.

No Palácio da Alvorada, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, dá entrevista coletiva
Allan Sampaio/iG Brasília
No Palácio da Alvorada, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, dá entrevista coletiva


Dilma foi criticada por Marina que acusou a petista de entregar 417 creches das 6 mil prometidas na eleição de 2010. Em maio deste ano, reportagem do iG apontou que, das 6 mil novas creches prometidas por ela, apenas 7% (um total de 417) estavam prontas.

“Nós iniciamos uma grande revolução", disse a presidente ao se referir a mudança na postura do governo de não deixar a cargo das prefeituras a tarefa de construir creches.

Leia também: Aprovação de governo Dilma é de 39%, aponta pesquisa Datafolha

Segundo a presidente, o governo assumiu responsabilidades como as obras, com os equipamentos necessários para as creches.

Cachorro

Durante a entrevista, a presidente disse ainda que há uma fiscalização da instalação das creches que obriga os prefeitos a mandarem fotos das construções para provarem que a obra está realmente sendo executada.

Segundo Dilma, sua equipe chegou a identificar a tentativa de fraude de um determinado prefeito, que ela se negou a citar o nome que mandou fotos de três creches. A presidente relatou que sua equipe identificou que um mesmo cachorro aparecia nas três fotos e concluiu que, na verdade, era apenas uma obra e não três.

"Um certo cachorro aparecia na foto das três creches; donde a foto em questão não era das três creches, era de uma creche só que ele estava prestando conta", disse Dilma."É interessante essa história do cachorro, porque foi por absoluto acaso que alguém se deu conta que o cachorro era o mesmo", concluiu.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.