Discurso agressivo de Levy Fidelix contra gays gera revolta nas redes sociais

Por Carolina Garcia - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Presidenciável é alvo de críticas após dizer em debate que "gays precisam atendimento psicológico bem longe da gente"

A participação de Levy Fidelix, candidato nanico do PRTB à Presidência, no debate entre presidenciáveis da TV Record neste domingo (28) passou despercebida até o terceiro bloco, quando foi questionado por Luciana Genro (PSOL) sobre a união homoafetiva. Considerando a questão "um jogo pesado", o candidato do aerotrem disparou um discurso agressivo e despertou o ódio nas redes socias.  

Veja a fala de Levy Fidelix no debate da TV Record:


O debate: Dilma e Marina protagonizam embates mais duros de debate na TV

"Os homossexuais, travestis e lésbicas sofrem violência constante. Por que as pessoas que defendem tanto família se recusam a reconhecer como família um casal do mesmo sexo?", perguntou Luciana. Visivelmente desconfortável, Fidelix respondeu: "Jogo pesado essa agora, hein? Pelo que vi na vida, dois iguais não fazem filho. E digo mais: aparelho excretor não reproduz. Eu presidente da República não vou estimular a união homoafetiva".

Reprodução
A resposta do candidato do aerotrem não demorou para vivar 'meme' nas redes sociais

Fidelix continuou: "Você já imaginou o Brasil, tendo 200 milhões de habitantes, se começar com isso, vai passar a ter 100 milhões. Se você for para a Paulista vai ver que está feio o negócio". Para o candidato, que não aparece nas pesquisas de intenções de voto, os gays precisam de "atendimento psicológico e bem longe da gente". A sua resposta despertou risos na plateia da TV Record.

Leia mais sobre o debate:

- Marina tenta afagar Aécio, mas vira alvo do tucano e de Dilma em debate
- Em terceiro nas pesquisas, Aécio Neves vira franco atirador em debate

- "Eu fui o centro do debate", diz Dilma Rousseff sobre pedidos de resposta
- Foco de ataques, Dilma mantém artilharia contra Marina no debate da TV Record

Os internautas reagiram quase imediatamente. As palavras “Levy” e “aparelho excretor” foram para nos trending topics do Twitter brasileiro. Poucos minutos depois, a hashtag “LevyVocêÉNojento” ganhou força e virou um dos assuntos mais comentados na web. Um grupo chamado "Diga não à Homofobia" chegou até a criar uma campanha convocando o internauta a denunciar o político ao Ministério Público Federal (MPF) por homofobia. 

Internautas e políticos usaram as redes socias para manifestar contra Fidelix:

Candidato do PRTB recebeu ataques de eleitores por sua posição contra a comunidade LGBT. Foto: Página pessoal do FacebookLevy Fidélix também foi atacado pela militância de Luciana Genro. Foto: Facebook/ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: ReproduçãoComentário de Levy Fidelix causou revolta nas redes sociais e virou o assunto mais comentado no Twitter. Foto: Reprodução
Leia tudo sobre: eleições 2014levy fidelixhomofobiaigay

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas