Dilma Bolada x Marina Ecológica: duelo esquenta também na rede social

Por Ana Flávia Oliveira -iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Perfil em homenagem à candidata do PSB ganha fôlego na reta final da eleição e divide espaço com página fake de Dilma

Reprodução/Facebook
Os jovens brincam com as características de Marina Silva

Ao mesmo tempo em que o embate entre as duas principais candidatas à Presidência da República esquenta na vida real, os dois perfis falsos mais famosos em homenagem a Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) ganham força nas redes sociais. Consolidado na preferência do público, em número de curtidas e seguidores, o perfil Dilma Bolada ganha um adversário à altura. Criado por quatro jovens, o perfil Marina Ecológica é uma das boas surpresas dessas eleições, seguindo a mesma linha de irreverência e bom humor.

Leia mais: Perfil 'Dilma Bolada' volta ao ar no Facebook

TV Revolta: Guerra virtual esquenta e baixa o nível da política a quatro meses da eleição

Datafolha: Dilma abre sete pontos percentuais sobre Marina; Aécio chega a 17%

Com quatro anos de existência, Dilma Bolada tem atualmente 1,4 milhão de curtidas no Facebook e 271 mil seguidores no Twitter. O perfil fake da Marina surgiu no dia 27 de agosto, após um debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes, e rapidamente capitalizou quase 47 mil curtidas no Facebook e 143 mil seguidores no Twitter, mais que a metade da oponente.

A história repete o cenário eleitoral real, em que Dilma aparecia isolada em primeiro lugar nas pesquisas, antes do anúncio de que Marina seria a candidata do PSB, que aconteceu após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo. Com a entrada da Marina no jogo político, a atual presidente viu o primeiro lugar ameaçado e as duas chegaram a aparecer tecnicamente empatadas em algumas medições de intenções de votos.

Galeria reúne alguns post da Marina Ecológica no Facebook

Post no perfil Marina Ecológica no Twitter. Foto: marinaPerfil fake faz referências à ecologia e à natureza. Foto: ReproduçãoPerfil Marina Ecológica também usa o tom de brincadeira para dar alfinetadas. Foto: marinaMarina Ecológica também para o ataque contra Dilma Rousseff. Foto: marinaMais uma referência à natureza no Marina Ecológica. Foto: ReproduçãoMais um post no perfil Marina Ecológica no Twitter. Foto: ReproduçãoMarina Ecológica expõe seus planos para o governo. Foto: ReproduçãoPerfil também brinca com Marina Silva, apontada como contraditória pelos rivais. Foto: ReproduçãoOutra brincadeira com Marina Silva nas redes sociais. Foto: ReproduçãoNada de 'Minha casa, minha vida' para Marina Ecológica. Foto: marinaEscândalo da Petrobras não ficaria de fora das brincadeiras do perfil fake. Foto: ReproduçãoMaiw um post da Marina Ecológica no Twitter. Foto: ReproduçãoDilma é mais uma vez alvo de Marina Ecológica na rede social. Foto: Reprodução

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (19), Dilma aparece em primeiro, com 37% das intenções de voto, contra 30% da Marina e 17% de Aécio Neves, 

Para Ediney Giordany, especialista em redes sociais, o sucesso dos perfis se deve, principalmente, às características pessoais dos candidatos. “Os candidatos têm traços marcantes que são explorados por esses perfis. São caricaturas. Dilma Bolada é uma sátira da presidente mandona, impositiva. O perfil da Marina brinca – e tem até um certo tom pejorativo - com a ligação dela com a floresta e com as indecisões dela. Páginas do Aécio, por exemplo, não repercutem tanto porque ele mesmo não tem um traço absolutamente marcante, que gere as piadas”, diz.

Nasce Marina Ecológica

Foi justamente a partir de uma piada com grande repercussão que nasceu o perfil em homenagem à Marina Silva. “Durante o debate da Band, eu tuitei ‘sambando na cara das inimigas’ e deu grande repercussão. Chamei o Fábio [Veloso, 20 anos] no Whatsapp [aplicativo de mensagens instantâneas no celular] e propus a criação do perfil. Ele topou na hora”, disse o estudante de Comunicação Vinícius Ambonatti, 16 anos. Depois a página também passou a ser administrada pela estudante de Engenharia Ambiental Jéssica Ambrósio, de 20 anos, e pelo publicitário Renan Schwarz, de 22 anos.

Apesar de administrarem uma página juntos, os criadores que, são de Estados diferentes, não se conhecem pessoalmente. “Todos tinham uma página de humor no Twitter antes. Montamos um grupo do Whatsapp e passamos a conversar, trocar informação e ajuda para alavancar as páginas que tinhamos”, conta Jéssica.

Com piadas referentes ao modo de se vestir de Marina e ligação da candidata com o meio ambiente, o perfil foi caindo no gosto popular. A personagem tem até mesmo dois animais de estimação: a capivara Clotildes e a jaguatirica Judite, nome da avó de Veloso.

Desse embate virtual, só um perfil vai sair vencedor, diz Giordany. “Depois das eleições, somente a vitoriosa vai continuar com esse engajamento na internet. Os perfis são alimentados com as notícias em tempo real. Se a personalidade não permanecer na mídia, o perfil não terá repercussão”, avalia.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas