Dilma tem agora 37% e Marina, 30% das intenções de voto. Em simulação de 2º turno, elas estão empatadas tecnicamente

Clique na imagem acima e veja a evolução dos candidatos nas pesquisas para presidente
Reprodução

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (19) os números da corrida presidencial. Segundo o instituto, a candidata à releição Dilma Rousseff (PT) lidera com 37% das intenções de voto, seguida de Marina Silva (PSB) que agora aparece com 30%. Esta é a primeira vez que Dilma aparece com uma vantagem expressiva de sete pontos percentuais sobre Marina.

O candidato Aécio Neves (PSDB)  chegou a 17%. No ínicio de setembro, a vantagem de Marina sobre o candidato chegou a 20 pontos. Agora é de apenas 13 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mais pesquisa: No DF, Marina tem 39%, Dilma, 22%, e Aécio, 19%, aponta Ibope

Os números dos três principais candidatos tiveram pequenas oscilações em relação ao último Datafolha, publicado em 10 de setembro. Na ocasião, Dilma marcava 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Leia mais: Marina é segunda via do PSDB, diz Luciana Genro ao iG

Os demais candidatos registraram:

- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

Votos brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabiam ou não responderam somaram 7%.

Segundo turno

Na simulação para o segundo turno, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, atrás de Marina, com 46%. Em agosto, a pesquisa apontou uma vantagem de dez pontos para a candidata do PSB, que chegava a 50%, enquanto Dilma registrava 40% das intenções de voto dos entrevistados.

Leia também:  Marina planeja agricultura na escola e Dilma busca universalizar ensino infantil

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior). Pela terceira vez, o instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

Veja fotos dos presidenciáveis em campanha: 

Pesquisa por regiões

A pesquisa mostra ainda que Dilma passou a liderar nas cinco regiões do país.

No Centro Oeste, a atual Presidente aparece numericamente à frente de Marina, enquanto no Sudeste tem menos de cinco pontos de diferença, registrando o empate técnico. Já no Nordeste, no norte e no sul, lidera de forma isolada.

A pesquisa aponta também que Marina recuou em vários segmentos. Ela caiu quatro pontos no Sudeste, sendo 4 entre mulheres, 4 entre católicos, 5 junto aos moradores de cidades que tem entre 200 mil e 500 mil habitantes, e 6 pontos entre eleitores de 25 a 34 anos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00665/2014 e encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.