Tamanho do texto

Falha técnica provocou exibição por 24h da imagem do candidato do DEM ao governo do estado, Paulo Souto

As candidaturas de Rui Costa (PT) e de Lídice da Mata (PSB) confirmaram nesta quinta-feira ao iG que vão ingressar com representações na Justiça eleitoral contra a TV Oeste, ligada à TV Bahia, sucursal local da TV Globo. A ação se deve a uma falha técnica da emissora que permitiu a exibição de uma imagem congelada do ex-governador e candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), por 24h seguidas. O problema, atribuído a um satélite de retransmissão, ocorreu na terça-feira (16) e só foi solucionado no dia seguinte. 

Presidente estadual do PT baiano e um dos coordenadores da campanha de Rui Costa ao governo estadual, Everaldo Anunciação estima que as ações devem ser protocoladas na Justiça Eleitoral local até esta sexta-feira (19).

"A TV Bahia é ligada à família do prefeito ACM [Antônio Carlos Magalhães] Neto e não é a primeira vez que eles usam desse recurso para aparelhar as campanhas de seus candidatos. Estamos ainda analisando o caso, mas é um absurdo do ponto de vista ético e democrático que isso tenha acontecido"., disse Anunciação ao iG.

A retransmissora atua na região dos municípios de Bom Jesus da Lapa e de Sítio do Mato, com uma população estimada de 69 mil e de 13 mil moradores respectivamente. O PSB local também promete ir ao Judiciário.

"Nós vamos à Justiça também. E vamos pedir tudo desde retirada do ar a pagamento de multa. A justiça que decida [a sanção]", disse ao um dos coordenadores da campanha de Lídice da Mata (PSB), Antônio Carlos Trame.

Segundo a mais recente pesquisa Ibope, do dia 11 de setembro, Paulo Souto lidera as intenções de voto com 46% contra 24% de Rui Costa. Lídice da Mata aparece com 6% das intenções.

Nota

Via assessoria de imprensa, a emissora disse que só vai se manifestar sobre as ações no momento em que for notificada judicialmente, o que ainda não aconteceu. Em comunicado, a Rede Bahia, afiliada da TV Globo, informou que "reconhece que houve falha do equipamento receptor de satélite, sem qualquer intervenção humana, que fica instalado na cidade de Bom Jesus da Lapa, para receber a programação da TV Oeste naquela cidade".

A afiliada da Globo registra ainda que "o problema ocorreu unicamente neste receptor, que cobre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato. O sinal da TV Oeste é transmitido para 35 municípios e, à exceção dos municípios citados, não sofreu nenhuma interrupção técnica no período", esclareceu.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.