TSE adia definição de último recurso eleitoral de Arruda

Por iG Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar recursos impetrados pelo ex-governador do Distrito Federal; caso pode ter desfecho ainda essa semana

Valter Campanato/ Agência Brasil
José Roberto Arruda (PR) teve sua candidatura ao governo do Distrito Federal cassada

Após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, na noite desta terça-feira (09), o julgamento do ultimo recurso na Corte eleitoral impetrado pelo candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), José Roberto Arruda.

Líder nas pesquisas de intenções de voto no Distrito Federal, Arruda teve seu pedido de candidatura negado pelo TSE por aplicação da Lei da Ficha Limpa. Os ministros entenderam que Arruda tornou-se inelegível ao ser condenado em segunda instância por envolvimento no escândalo conhecido como “mensalão do DEM”. Na época, o iG antecipou os principais momentos da operação e publicou com exclusividade um vídeo em que Arruda aparecia recebendo suposta propina de Durval Barbosa, então secretário de Relações Institucionais do governo de Brasília.

Nesta terça-feira, o TSE começou a julgar embargos de declaração (recurso que visa analisar eventuais falhas, obscuridades ou contradições em julgamentos) contra a decisão da Corte Eleitoral que impediu a candidatura do ex-governador. Os ministros Admar Gonzaga e Henrique Neves, relator do caso, votaram contra o recurso. O ministro Gilmar Mendes resolveu pedir vista do processo.

Mais: STJ nega recurso a Arruda e chances de manutenção de candidatura são mínimas

Mendes afirmou, após o julgamento, que precisa fazer uma análise melhor e indicou que pode liberar o processo para a análise ainda essa semana. Questionado se eventuais atrasos no julgamento do caso Arruda poderiam comprometer as eleições no Distrito Federal, Mendes disse que isso é fruto do próprio sistema jurídico brasileiro e da legislação eleitoral elaborada pelo Congresso.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas