Ao contrário do que o próprio Palácio do Planalto esperava, o início do desfile foi acompanhado de aplausos pelo público

Sob aplausos, a presidente Dilma Rousseff chegou às 9h deste domingo (7) no Rolls-Royce presidencial para dar início ao desfile pelos 192 anos da Independência do Brasil. 

Ontem: Dilma sinaliza aumento da gasolina, mas garante que não haverá 'tarifaço'

Presidente Dilma Rousseff chega para o início do desfile pelo dia 7 de Setembro no DF
ALAN SAMPAIO/iG BRASILIA
Presidente Dilma Rousseff chega para o início do desfile pelo dia 7 de Setembro no DF

Sexta: Ala mais à esquerda do PT cobra campanha emocional e com militância forte

Ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do vice-presidente, Michel Temer, Dilma cantou o Hino Nacional e o Hino da Independência enquanto a Esquadrilha da Fumaça sobrevoava a Esplanada dos Ministérios.

Enquanto aguardavam o início do desfile de 7 de setembro, em Brasília, o vice-presidente da República aproveitou para colocar o assunto em dia com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann, também foram vistos conversando.

Veja fotos de Dilma Rousseff em campanha pela reeleição

Campanha: Presidente do PT pede mais ações de rua para campanha de Dilma

O desfile foi assistido ainda pelos ministros Celso Amorim (Defesa), Paulo Passos (Transporte), José Eduardo Cardozo (Justiça), Henrique Paim (Educação), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e Vinícius Lages (Turismo), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), que foi acompanhado dos filhos, entre outras autoridades. 

A ausência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi sentida no desfile. Recentemente, Dilma sinalizou que substituiria o ministro em um eventual segundo mandato.

Entre as principais atrações preparadas está a Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - onde 40 homens sobem em uma única motocicleta.

A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 30 mil pessoas acompanhem o desfile. Ao todo, 2,2 mil militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares desfilarão pela Esplanada dos Ministérios.

Presidenciável: Marina Silva critica Dilma Rousseff por problemas no setor elétrico

A Banda da Guarda Presidencial do Exército, também conhecida como Dragões da Independência, preparou um repertório com direito a músicas como "Flor do Reggae", de Ivete Sangalo, "Borboletas", de Victor e Léo, "Isto aqui, o que é", de Caetano Veloso, e a tradicional Aquarela do Brasil, composta em 1939 por Ary Barroso. A música "La, la, la" - interpretada por Shakira no encerramento da Copa do Mundo de 2014 - também faz parte da apresentação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.