Candidatos ao governo do Rio de Janeiro enfrentam debate RedeTV-iG

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Encontro reúne os cinco concorrentes ao Palácio Guanabara. Internauta acompanha e comenta o debate ao vivo no iG

Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro se enfrentam nesta terça-feira (2) no debate produzido pela RedeTV e o Portal iG, com a participação do jornal O Dia. A mediação está com a jornalista Amanda Klein, apresentadora do jornal RedeTV News e o É Notícia.

O encontro acontece no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, com transmissão ao vivo para 92 municípios do Rio e 300 convidados. O internauta acompanhar e comenta o debate em tempo real pelo iG. Participam do evento os cinco principais candidatos que disputam o Palácio Guanabara. São eles: Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Tarcisio Motta (PSOL) e Lindberg Farias (PT).

Em SP: Skaf sobe mais 3 pontos e vai a 23%, segundo Ibope; Alckmin cai para 47%

As duas horas de debate serão divididas em cinco blocos. Na primeira e na terceira parte, candidato pergunta para candidato. Após a resposta, ocorrerão réplica e tréplica. A definição da ordem das perguntas acontecerá ao vivo, durante a transmissão. A pergunta deve ser formulada em até 30 segundos e a resposta deve acontecer em até um minuto e meio. Réplica e tréplica terão tempo máximo de um minuto cada.

Leia mais sobre eleições 2014:

Marina diz ser melhor falar com Lula e FHC do que com Sarney e Maluf
Disputa presidencial:  Aécio cola em Alckmin para reverter baixo desempenho em SP
Na TV, Dilma compara Marina a Collor e Jânio Quadros

No segundo e no quarto bloco, as perguntas terão duração de 30 segundos e serão formuladas pelos jornalistas convidados: o publisher e vice-presidente editorial do iG, Tales Faria, o repórter da RedeTV Tony Vendramini e o colunista Fernando Molica, do do jornal O Dia, parceiro do iG. Um sorteio ao vivo indicará o candidato, que terá um minuto e meio para responder e outro para comentar o assunto em tempo máximo de 30 segundos. De acordo com as regras estabelecidas, não haverá repetição de candidatos para responder e comentar as perguntas.

Wayne Camargo/Divulgação REDETV!
Jornalista Amanda Klein será a mediadora do debate nesta terça-feira (2)

O quinto bloco será de considerações finais. Mais um sorteio será realizado ao vivo para definir a ordem de respostas, que deverão ser formuladas em até um minuto e meio.

Este é o primeiro encontro de uma série de três debates organizados pela RedeTV e iG. Os próximos serão realizados em São Paulo (domingo, dia 7/9) e Minas Gerais (21/9). Em Minas, o debate terá a participação do jornal O Tempo, parceiro do iG no Estado. Um novo ciclo de eventos nos três Estados irá complementar as eleições no segundo turno. A mesma parceria com a emissora RedeTV também terá sabatina com os três principais candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Para o superintendente de Jornalismo da RedeTV, Franz Vacek, o debate RedeTV-iG é muito importante para a democracia. "O nosso objetivo é ajudar o eleitor a conhecer melhor as propostas dos candidatos. Jornalismo é prestação de serviços a comunidade. Essa é a nossa missão. Promover o debate com isenção e compromisso com a população brasileira".

Missão com a qual concorda o diretor de Jornalismo do iG, Rodrigo de Almeida, para quem a série de debates e sabatinas é um feliz casamento de dois veículos em defesa de um processo eleitoral mais favorável ao eleitor. “Críticos e independentes, o iG e a RedeTV prezam o confronto de ideias, o questionamento das propostas de cada candidato e a exposição clara dos modelos que estão sob o crivo dos eleitores”, sublinha o diretor.

“Os debates com os candidatos aos governos dos três principais Estados e as sabatinas com os presidenciáveis ajudarão nossos internautas e espectadores a sedimentar sua opinião e sacramentar seu voto. É nessas horas que a imprensa se mostra fundamental para um processo eleitoral mais rico e eficaz”.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas