Aplicativo para celular e tablet tenta aproximar candidatos de eleitores

Por Aretha Martins - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Empresa cria app que reúne agenda, propostas e redes sociais dos candidato e permite comunicação com eleitores

Candidatos podem contar com aplicativos para celular e tablet personalizados nessas eleições. Essa é a ideia da empresa Editorall com o projeto“Aplicativo do Candidato – Eleições 2014”. Segundo Luis Peres, diretor da Editorall e dono da ideia, o objetivo é oferecer mais uma ferramenta de comunicação aos candidatos com seus eleitores e militantes. 

Eleições nas redes sociais: Selfie é novo aperto de mão, dizem especialistas

Reprodução
Página inicial do aplicativo de Tarso Genro

 O momento é apontado como ideal. “Os candidatos estão começando a se preocupar e a enxergar que há um mundo mobile nas mãos das pessoas e que eles podem utilizar isso como uma ferramenta boa de comunicação”, avalia Peres.

Para ter um aplicativo, o candidato paga R$ 20 mil. A empresa cria todas as telas do app com cores do partido, propostas, notícias sobre a candidatura, agenda, fotos e vídeos. Todas as redes sociais do político também ficaram integradas no app. Depois, a administração fica por conta da equipe do candidato. A plataforma ainda permite que os políticos enviem notificações aos seus eleitores por um sistema de mensagem.

Alguns candidatos já aderiram ao projeto, como Tarso Genro, que concorre do governo do Rio Grande do Sul pelo PT, e Flavio Dino, que disputa do governo do Maranhão pelo PC do B. Outros concorrentes a deputado federal também contam com o aplicativo e a expectativa de Peres é que a rede cresça. “A gente deve chegar a uns 40 candidatos nessas eleições. A aceitação está sendo boa”, comenta o empresário.

O aplicativo ainda pode ser reaproveitado em outras eleições. “Se o candidato for eleito, vamos dar o update para ele nessa ferramenta. O aplicativo do candidato vira um aplicativo do mandato”, explica Peres. Com isso, o politico eleito pode seguir em contato com seus eleitores que já baixaram o app . “Vamos acompanhar esse cara e ver o que ele está fazendo também”, completa.

Os aplicativos dos candidatos estão disponíveis para download gratuito pelo Google Play, loja de aplicativos de usuários do sistema Android, e na Apple Store, para usuários de IOS. 

Leia tudo sobre: eleições 2014aplicativos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas