Segundo CNT/MDA, 78,2% das pessoas acreditam que a comoção causada pelo acidente pode influenciar o voto

Marina era vice na chapa de Eduardo Campos
BBC
Marina era vice na chapa de Eduardo Campos

Para os eleitores, a candidata à Presidência Marina Silva (PSB) foi a que mais herdou votos com a morte do ex-candidato da sigla Eduardo Campos, segundo pesquisa realizada pelo CNT/MDA e divulgada nesta quarta-feira (27). 

Ela foi escolhida como candidata da coligação após a morte a morte do ex-governador de Pernambuco. 

Campos estava em um jato que caiu em Santos, litoral de São Paulo, no último dia 13. O acidente vitimou outras seis pessoas. 

O CNT/MDA ouviu 2002 pessoas entre 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Corrida presidencial:  Marina encosta em Dilma e ganharia no segundo turno, aponta pesquisa CNT/MDA

Debate:  Marina é pressionada por adversários a provar que é alternativa ao PT e PSDB

Segundo o levantamento 78, 2% das pessoas acreditam que a comoção causada pelo acidente pode influenciar a decisão de voto. Outros 18,6¨% discordam e 3,2% não souberam ou não responderam. 

Para 64,9% desses eleitores, os votos que iriam para Eduardo Campos vão naturalmente para Marina Silva, que é candidata da coligação. Segundo eles, a atual presidente e candidata à reeleição receberia 11,5% dos votos de Campos e Aécio Neves (PSDB) ficaria com 6,7%. Antes de morrer, Campos tinha 8,2% das intenções de voto, Dilma, 36,2% e Aécio, 22,1%, segundo pesquisa CNTA/MDA realizada entre 8 e 12 de agosto. 

Veja os principais momentos de Marina na campanha

Marina sempre foi associada a temas relacionados ao meio ambiente e foi até ministra da pasta no governo Luis Inácio Lula da Silva (2002-2010) e para 29% dos eleitores esse posicionamento pode atrapalhar a condução econômica no Brasil, caso ela seja eleita. Outros 55,2% disseram que não afeta e 15,% não responderam. 

No levantamento divulgado nesta quarta-feira, o primeiro sem o ex-governador de Pernambuco, Dilma Rousseff aparece em primeiro, com 34,2% das intenções de voto, Marina, na sequência, com 28,2% e Aécio, em terceiro, com 16%. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.