Defecções de Carlos Siqueira e do advogado Milton Coelho na semana passada teriam desagradado à família de Campos

Brasil Econômico

As discussões que resultaram na saída do ex-coordenador da campanha Carlos Siqueira e do advogado Milton Coelho da área de mobilização – duas figuras bastante próximas de Eduardo Campos – exigirão um grande esforço para superar o mal-estar no partido. As defecções teriam desagradado à família de Campos. O problema se dá em um bom momento de Marina Silva nas pesquisas de intenção de voto.

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Um grupo de intelectuais e economistas desgarrados da Rede por causa da aliança com Campos e que agora ensaiam um retorno à campanha de Marina à Presidência pretendiam fazer um encontro em São Paulo na noite de quinta-feira (21). A reunião foi cancelada. Integrantes do grupo receberam um aviso de que a situação no PSB não era boa e seria conveniente esperar “os ânimos se acalmarem”.

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Segundo comentários, um representante da família teria ameaçado não participar da campanha. A tensão entre integrantes da Rede e o PSB chega num momento favorável à campanha da ex-ministra. Marina apareceu à frente do tucano Aécio Neves na primeira pesquisa de intenção de voto divulgada com seu nome. Pesquisas internas já indicariam um aumento da vantagem dela em relação ao tucano.

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Um levantamento da Bites, empresa especializada em análise de mídias sociais, indica uma forte disputa entre ela e a presidente Dilma Rousseff , candidata à reeleição pelo PT, entre os militantes virtuais. No último Datafolha, a petista levava uma leve vantagem em relação à pessebista entre os jovens, ambas mais de dez pontos à frente de Aécio. O público de 16 a 24 anos representa um quarto dos internautas. No Facebook, Marina tem mais fãs e pode aproveitar os 1,7 milhão de usuários brasileiros com interesse em ecologia e 760 mil com temas relacionados à sustentabilidade.

Para os jovens

Para o público do Facebook, um dos trunfos da presidente Dilma é o conjunto de programas de educação e juventude, especialmente para universitários. O Ciência sem Fronteiras é um exemplo. Entre os usuários da rede social, 17,8 milhões ainda estão no ensino superior e podem se beneficiar diretamente de programas assim.

Líder do Twitter

O Twitter é considerado outra forma importante de contato virtual com os eleitores, com 22 milhões de usuários. Nele, a vantagem de Dilma em relação aos principais adversários é grande. A petista tem 2,7 milhões de seguidores. Marina fica na faixa dos 900 mil. O tucano Aécio tem pouco menos de 70 mil.

Em defesa do curso

O professor Luiz Gonzaga Belluzzo e outros três colegas da Unicamp divulgaram uma carta em que rebatem críticas do economista Eduardo Gianetti, ligado à presidenciável Marina, ao curso de Economia da instituição. Negam que exista um pensamento único e citam ministros dos governos tucano e petista que passaram por lá.

Adversários na Venezuela, agora juntos

Adversários em campanhas na Venezuela, os marqueteiros João Santana e Chico Mendez estão juntos agora, atuando no PT. Santana cuida da comunicação de Dilma e Mendez é o responsável pelo marketing de Fernando Pimentel ao governo de Minas. Santana havia feito as campanhas de Hugo Chávez e Nicolás Maduro no país vizinho, enquanto Mendez, ao lado de Renato Pereira (que trabalhou para Aécio), foi da equipe do oposicionista Henrique Capriles.

Malta muda e faz campanha contra Dilma

Antes defensor de Lula e Dilma, o senador Magno Malta (PR-ES) - que tentou concorrer ao Planalto -, tem percorrido o País em campanha contra a reeleição da presidente. Ligado à Igreja Batista, ele apoia o Pastor Everaldo (PSC). Nos encontros regionais da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab), Malta tem feito duros ataques a Dilma.

*Com Leonardo Fuhrmann

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